terça-feira, 16 de março de 2010

CPF - Comissão Por Fora de José Dirceu

Em depoimentos prestados ao Ministério Público Federal em 2005, o corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro acusou o deputado cassado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de ter se beneficiado pessoalmente em negócios fechados por fundos de pensão sob controle do PT.

Funaro afirma que, em duas operações do Portus - fundo de pensão dos servidores do setor portuário -, Dirceu e o PT teriam recebido, "por fora", comissões de R$ 5,5 milhões, valor superior ao divulgado na época. Fonte: Estadão.

Não é de hoje que os fundos de pensão das estatais, que guardam o dinheiro do trabalhador para lhe garantir uma aposentadoria digna, já que a do INSS não o é, tem sido usados por autoridades desonestas, como o caso de José Dirceu, em benefício próprio.

Os fundos de pensão, criados para complementar a aposentadoria ridícula paga pelo INSS, recebem contribuições mensais dos trabalhadores. São geridos por gestores indicados pelas empresas patrocinadoras, e controlados pela Secretaria de Previdência Privada do Ministério da Previdência Social.

Durante a era lulo petista, o grande controlador dos fundos de pensão das estatais, indicando seus gestores, é Luiz Gushiken, que, coincidentemente, tem uma empresa de consultoria especializada em fundos de pensão.

Os recursos os fundos são aplicados de acordo com regras estabelecidas pelo Banco Central, em diversas instituições financeiras.

Como o montante de recursos é muito grande, estes fundos são cobiçados por todos os bancos no país. Com isto, pessoas do alto escalão do poder, sem ética e sem escrúpulos, facilmente negociam uma comissão por fora para aplicar os recursos, ou parte deles, dos fundos de pensão estatais nesta ou naquela instituição.

Esta é uma grande fonte de renda não só para os bancos como para os partidos e seus dirigentes. O PT tem usado e abusado deste sistema de arrecadação ilegal de recursos.

E quem sai prejudicado com isto é o trabalhador que tem investido suas economias para que possa ter um fim de vida digno e sem passar necessidades.

No entanto, quem está tendo uma vida folgada financeiramente é a corja que estás no poder.

Nenhum comentário: