sexta-feira, 26 de março de 2010

A Visão do Leitor

Blogger uyara kamayurá disse...

A AGU está defendendo o Presidente da República pois no ato, ele estava no exercício da função. Não foi o Luiz Inácio Lula da Silva, mas o Presidente da República que foi acusado de fazer propaganda eleitoral antecipada. Caso contrário quem estaria envolvido com o caso seriam os advogados particulares do próprio.

Atenciosamente,

Uyara Kamayurá

Como dizem os advogados, data venia Uyara, mas discordo desta interpretação. A AGU tem por finalidade defender o estado e não o representante do estado.

O presidente da república, ao realizar campanha eleitoral antecipada, extrapolou em suas atribuições. Condenado, a multa imposta deverá ser paga pelo cidadão Luiz Inácio Lula da Silva e não pela União, do contrário a punição seria inócua.

Da mesma forma quando se processa o presidente, como no caso de Fernando Collor de Mello, se processou o cidadão que ocupava a presidência da república.

Quem foi denunciado por propaganda eleitoral antecipada foi o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva e não a presidência da república ou algum ato desta.

Suponhamos, por absurdo, que Luiz Inácio Lula da Silva tenha cometido um homicídio. A AGU não poderia defend6e-lo só pelo fato de ser presidente da república, pois o homicídio nada tem haver com o exercício do cargo.

Portanto, o argumento de que a AGU deve defender o presidente da república por crimes por ele cometidos no exercício do cargo não prospera no meu entender.

Muito obrigado por sua valiosa participação o comentário vale para o início de uma troca de idéias. Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista. Seria interessante ouvir o de outros leitores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que horro, AGU tmbem é lulista?
è a União que se defende e não o presimente.,entendeu?