segunda-feira, 17 de maio de 2010

Carga Tributária perversa sobre alimentos prejudica mais aos pobres

Transcrito: Revista Exame

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra o que todo brasileiro precisa - e já deveria - saber: quanto paga de tributos a cada compra de supermercado e em contas obrigatórias, como as de luz e telefone. O trabalho revela também que 16% das 1 000 pessoas entrevistadas Brasil afora nem sequer sabiam que pagam impostos embutidos em todos os produtos e serviços consumidos.


Quem ganha menos paga mais

Abaixo, os gastos das famílias com alimentação por faixa de renda mostram que o peso dos impostos de produtos básicos é proporcionalmente maior sobre a população de baixo poder aquisitivo (participação do gasto alimentar nas despesas totais das famílias):






E a candidata siliconada do PT ainda fala em aumentar a carga tributária para, segundo ela, melhorar a qualidade do atendimento público a saúde, coisa que o governo Lula em oito anos nada fez.

O mais perverso de tudo é o imposto que incide sobre alimentação, como mostram os gráficos acima. Nossa carga tributária total é de 38% do PIB, e muito pouco retorna a população em termos de benefícios.

Devido a carga tributária perversa principalmente sobre alimentos, o que o governo concede aos mais pobres em forma de Bolsa Família, retorna ao governo em forma de impostos.

É este o tipo de governo que queremos para o Brasil?

Nenhum comentário: