terça-feira, 25 de maio de 2010

Uma fábula para nossos dias

Um certo homem, chamado João, comprou um pedaço de terra. Todos diziam que aquela terra era imprestável. Cheia de pedras e nela não crescia nada.

João, com cuidado e dedicação, removeu as pedras ao longo do tempo.

Corrigiu o solo com o adubo apropriado, revolveu a terra, aplicou mais adubo, com as pedras construiu um muro ao redor de sua propriedade, construiu canais de irrigação, novamente corrigiu a terra para torná-la fértil e produtiva.

Plantou sementes de milho da melhor qualidade, que se adaptavam bem as condições daquele terreno.

Infelizmente João veio a falecer antes da colheita.

Seu filho Inácio herdou aquela terra, e no mesmo ano colheu o milho plantado pelo pai. A produtividade e a qualidade do milho colhido foi muito superior a de seus vizinhos.

Todos passaram a dizer. Viu? João foi um fazendeiro incompetente. Seu filho Inácio é muito melhor do que o pai. João durante anos não colheu nem uma espiga de milho. Agora o Inácio, vejam só que milho bonito, vistoso e que qualidade. Inácio sim é que é um grande fazendeiro.

Coisa semelhante aconteceu com o nosso Brasil.

Itamar Franco, presidente da república e Fernando Henrique Cardoso, Ministro da Fazenda, herdaram um país com a economia totalmente em frangalhos. Já haviam tentado dezenas de planos heterodoxos, a inflação alcançava 83% ao mês.

Foi então criado, em 1994, o Plano Real. O salário mínimo, como as mudinhas de milho do João, começou a crescer, no princípio mais tímidamente, depois crescendo com mais vigor. O preço dos alimentos ficando cada vez mais acessível e o trabalhador dia a dia podendo colocar mais comida na mesa.

Planos sociais foram criados como o Bolsa Escola, o Vale Gás, o Luz no Campo etc.

No fim do governo FHC a inflação já era uma fração da inflação herdada de José Sarney e seus fiscais do Plano Cruzado.

Assumiu Luiz Inácio Lula da Silva que sempre combateu o Plano Real.

As duras medidas tomadas nos governos anteriores haviam rendido frutos. Tudo que era necessário agora era colher os frutos. E foi o que Luiz Inácio Lula da Silva fez.

Hoje dizem que Luiz Inácio Lula da Silva é bem melhor do que FHC. Dizem que FHC nada fez. Que hoje o pobre come melhor do que antes.

Quem assim age comete uma grande injustiça ou age assim de má fé. Se esquecem de todo o trabalho feito anteriormente para que o Brasil tivesse condições de crescer economicamente. Se esquecem que se não fosse todo o trabalho realizado no passado não seria possível a Luiz Inácio Lula da Silva colher os frutos. Não seria possível os aumentos do Salário Mínimo acima da inflação, não seria possível ao brasileiro aumentar o seu padrão de vida.

Quanta injustiça e má fé de nossos governantes de hoje. Mas o que se pode esperar de Luiz Inácio e de seus fanáticos lulo petistas aloprados?

2 comentários:

Briguilino disse...

Muito boa a parábola. Mas. podemos acrescentar muitas outras pessoas, por exemplo Getulio Vargas que o FHC fez questao de dizer que ia acabar com o legado dele. O que seria o Brasil hoje sem a Petrobras, sem o BNDES, sem a CLT, sem a siderurgia que ele iniciou, sem as mulheres terem o direito de votar e muitas outras coisas que ele fez?
O que seria o Brasil sem a industria automotiva de JK? O Brasil sem a Itaipu dos militares?
A historia de um país é construida por muitas mão. O que não impede que cada força política puxa a brasa para sua sardinha. FHC quis enterrar Getúlio, não conseguiu. Lula quis enterrar FHC e conseguiu. Até nisso foi mais competente que o tucademo neoliberaral. Isto é a verdade, não admite quem tem preconceito contra o analfa.

Laguardia disse...

Briguilino

Você tem razão no que diz. Menos em duas coisas que são fruto de seu delírio aloprado lulo petista.

1. Este seu delírio que FHC disse querer enterrar Getúlio Vargas - Não é verdade.

2. Que Lula enterrou FHC. Por mais que os aloprados fanáticos lulo petistas tentem não vão conseguir. O Brasil de hoje é fruto do trabalho de FHC.

Na verdade o que Lula tem contra FHC é o despeito de por duas vezes ter sido derrotado por FHC no primeiro turno e de nunca ter conseguido vencer uma eleição no primeiro turno.

Na verdade Luiz Inácio Lula da Silva tem despeito de que nunca vai conseguir ser como FHC, por mais que tente. Por isto destenha tanto FHC.

O mesmo com os aloprados lulo petistas. Tem uma necessidade mórbida de tentar destruir e menosprezar FHC porque sabem que Lula está longe de ser um FHC e que o que tem realizado de positivo hoje é tudo graças ao trabalho preparatório de FHC.