quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Precisamos instituir no Brasil uma nova Inconfidência

Barack Obama sofreu ontem uma grande derrota nas eleições legislativas nos Estados Unidos.

Perdeu o controle da Câmara Legislativa e um grande número das cadeiras que estavam em disputa no Senado, bem como a maioria dos governos estaduais em disputa.
Isto tudo devido a um movimento popular intitulado "Tea Party". 

O "Tea Party" na história americana foi um protesto contra o governo colonial inglês e constituiu-se em atacar navios carregados de chá, sobre o qual havia imposto exorbitantes, e jogar toda a carga ao mar. Foi um dos primeiros movimentos pela independência das colonias inglesas na América.
O movimento atual, denominado "Tea Party" é um movimento da população, dos eleitores, dos conribuintes, para que a política retorne às suas origens. Voltar o poder às mãos do povo e, através do voto, tirar as velhas oligarquias que dominam a política em Washington.

Precisamos fazer algo de semelhante no Brasil, que pode ser intitulado o "Movimento pela Inconfidência".
Em 2002, o povo escolheu Luiz Inácio Lula da Silva e o PT na esperança de que a política no Brasil seria feita de forma diferente. Seria feita de forma transparente com ênfase na honestidade e na ética.

Infelizmente o PT se transformou num partido igual aos demais. As diversas crises de corrupção como o mensalão, o Erenicegate, as tentavivas de amordaçar a imprensa, o apoio a governos ditatoriais e genocidas, o desrespeito do presidente da república a constituição e as leis, demonstraram claramente ser apenas retórico o apoio do PT a ética, a honestidade e a moral na política.

A aliança do PT com os velhos coronéis que dominam currais eleitorais entre os menos esclarecido, demonstra claramente o comprometimento do PT com o velho modelo político que tem de ser reformado. Lula ao afirmar que Sarney, por sua biografia. Lula com isto defende que há brasileiros mais iguais do que os outros.
Precisamos iniciar um movimento que devolva o poder ao povo. Remover do poder os velhos coronéis aliados ao PT. Um movimento que faça com que as empresas estatais realmente beneficiem o povo e não o partido no poder, servindo de cabides de emprego e fontes de financiamento ilegal do partido no poder.

Vamos ter a coragem de iniciar esta nova Inconfidência e retomar o poder destes políticos corruptos que transformaram o governo numa casa de mãe Joana em benefício próprio.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo plenamente!