terça-feira, 6 de março de 2012

Os Finlandeses são mais inteligentes que os brasileiros? - Claro que Não


Li hoje em um Blog, um artigo que enaltece a qualidade de ensino na Finlândia, avaliado como a melhor do mundo pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O gráfico acima compara a colocação da Finlândia com a do Brasil, e constatamos com tristeza que estamos muito atrasados em relação aquele país escandinavo.

Comparando a quantia de recursos disponíveis pelos dois governos, o finlandês e o brasileiro, constatamos que a carga tributária da Finlândia representa 43% do PIB e no Brasil 38% do PIB, um diferença não muito grande.

O que acontece? Será que os finlandeses têm maior capacidade de aprendizado e de inteligência do que os brasileiros? Claro que não. Somos tão capazes e inteligentes quanto qualquer outro povo do mundo.

O que acontece é que no Brasil nossos governantes não se interessam em melhorar as condições educacionais e sociais do povo. Não lhes interessa o povo.

Ao acompanharmos a política brasileira só o que vemos são notícias sobre os conchavos para a manutenção do poder.

O que está na pauta é qual partido vai apoiar quem nas eleições de São Paulo e como isto vai repercutir nas eleições gerais daqui a dois anos.

Não vemos debates sobre programas de governo. O que vemos é debates sobre qual ministério fica com quem. Vemos é a concessão de um ministério para um bispo da Igreja Universal para que o governo possa ter apoio dos " evangélicos".

Os graves problemas que o povo enfrenta como a qualidade da saúde pública e da educação pública não são debatidos nem tem o interesse de nossos governantes.

O máximo que fazem em termos de benefícios sociais é a distribuição de migalhas para o povo para que possam se manter no poder.

Sem pobreza e sem miséria nossos políticos não conseguem sobreviver, pois o seu sucesso eleitoral e sua manutenção no poder dependem de demagogias e promessas vazias.

Será que algum dia vamos aprender a lição e limparmos do Brasil de uma vez por todas esta corja de bandidos que só se preocupa em enriquecer as custas do povo?

Um comentário:

República do Brasil disse...

Somos burros de deixar o Pais do jeito que est'a