terça-feira, 6 de março de 2012

A Visão do Leitor

Escola Pública
 
Neste ano, depois de 23 anos longe de uma sala de aula, resolvi me matricular em uma escola pública. 

As escolas estaduais estão com um programa chamado EJA (Educação para Jovens adultos). 

A ideia do governo é resgatar pessoas que, como eu, pararam de estudar em um momento da vida e resolveram retomar a vida acadêmica. A ideia é muito boa, mas uma coisa me chamou a atenção. 

Em qualquer setor de qualquer segmento, desde a construção civil até a medicina avançada, as coisas evoluíram muito. Nos dias atuais, levar o carro em uma oficina mecânica requer do profissional um mínimo de conhecimento em informática. 

A conclusão é a seguinte: as escolas públicas pararam no tempo. 

Na sala de aula, que está com os ventiladores quebrados, não existe um computador.

 Objetos que, para mim, já tinham sido extintos como o mimeógrafo, ainda existem em escolas como a que eu frequento. 

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, fico imaginando como devem ser as condições dos estudantes ribeirinhos nos confins do Amazonas. 

O governo estadual deveria gastar o dinheiro que investe em atrizes globais para divulgar uma escola utópica na reforma da dinâmica da escola e, assim, a tirar do século XX.

Robson SimãoPor e-mail

Nenhum comentário: