quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Visão do Leitor

Anônimo"> ADEUS disse...

"Enquanto a Petrobrás não for realmente do povo brasileiro através da privatização!?"

Aiií, essa deu até curto-circuito na cabeça. Uma armadilha da coerência?

ADEUS, Laguardia. Tente ficar com Deus.

Confesso que realmente é muito difícil me expressar de forma a fazer com que as pessoas entendam.
Quando escrevi que a Petrobrás só será realmente do povo brasileiro quando for privatizada, queria dizer o seguinte:

1. Enquanto a Petrobrás for estatal com uma diretoria nomeada pelo governo de plantão no Palácio do Planalto para atender os interesses deste governo, então ela é do partido no poder. Hoje ela é do PT e atende aos interesses do PT e de seus aliados. Não atende aos interesses do povo brasileiro.

2. Enquanto a Petrobrás for estatal ela estará servido de troca para os políticos e parlamentares na busca de apoio para se manterem no poder, portanto não é do povo brasileiro.

3. Enquanto a Petrobrás for uma empresa estatal, ela servirá de recursos para a corrupção dos membros do poder, como foi o caso de Silvinho Land Rover e tantos outros que se beneficiaram para favorecer a empresas prestadoras de serviços a Petrobrás. Portanto não é o povo brasileiro que está se beneficiando.

4. Enquanto a Petrobrás for uma empresa estatal servindo aos interesses de políticos corruptos, ela estará gerando menos lucros e menos impostos, portanto não estará beneficiando o povo brasileiro.

5. No momento que a Petrobrás pulverizar suas ações através do FGTS, como foi feito com parte das ações da Vale, o povo brasileiro estará lucrando pois terá um rendimento melhor de seu dinheiro do que o FGTS.

6. No momento em que a Petrobrás for privatizada para o povo brasileiro, terá uma diretoria profissional, trabalhando em favor da empresa para que esta seja mais lucrativa e não em favor de um Partido Político e um projeto de poder. Desta forma estará beneficiando o povo brasileiro através dos impostos que paga e não aos nossos políticos através de desvio de recursos para os bolsos dos mesmos.

7. No momento em que a Petrobrás for privatizada, suas doações serão destinadas a ações sociais que beneficiem o povo menos favorecido e não a nossos coronéis.

8. No momento em que a Petrobrás for privatizada, o pagamento de Royalties irá integralmente para os municípios e não será dividido com diretores da empresa.

9. No momento em que a Petrobrás for privatizada para o povo brasileiro, o governo terá a autoridade e a responsabilidade de fiscalizá-la para que cumpra as leis do Brasil, principalmente a legislação trabalhista.

10 No momento em que a Petrobrás for privatizada poderá ser investigada por qualquer órgão, como uma CPI, o Ministério Público, o Ministério do Trabalho, a Policia Federal, sem que haja uma luta política pela investigação estar ameaçando este ou aquele partido no poder.

Espero que desta vez tenha conseguido ser mais claro em minhas idéias.

Acredito também que de vez em quando é bom colocarmos pensarmos em alternativas inovadoras para os problemas do Brasil. Ficando apenas com as idéias antigas e ultrapassadas estamos perdendo o bonde da história e ficando eternamente no Brasil o país do futuro, um futuro que nunca vai chegar.

8 comentários:

Marc disse...

Não adianta: a gente explica, explica, e eles não entendem.
Estado é para dar educação, segurança, saúde e transporte, não para extrair minérios ou fabricar gasolina.
Extrair nossa grana pra nada é que é de doer.

Joel Neto disse...

É Laguardia esse teu discurso demodê (liberal), não tem nada a ver com a realidade, com os fatos. Para desmonta-lo de vez basta saber a quem as grandes empresas (privadas) e bancos (privados), foram pedir arrego quando estourou a crise atual. Tu sabe pra quem foi?
O que acontece meu amigo é que você não quer dá o braço a torcer. Depois te conto o caso da aroeira.
Saudações briguilinas.
Abçs,

Laguardia disse...

Discurso Demodê?

O que eu sei que é o único que a esquerda tem desde o século passado é:

O Petróleo é nosso
Minério não dá duas safras
A Petrobrás é do povo brasileiro.

Quando eu nasci este era o discurso da esquerda que não mudou até hoje.

O Muro de Berlim já caiu
A União Soviética não existe mais
A cortina de ferro acabou
Os países do leste europeu hoje são livres e capitalistas
A Russia se tornou Capitalista
A China está desestatizando sua economia

E a esquerda continua com o mesmo discurso tacanha de sempre

PrincipeTito disse...

VERDADE VERDADEIRA...

MOMENTOBRASILCOM.COM disse...

LAGUARDIA,há algum tempo fornecí a vc e demais amigos as cotas, percentuais e os respctivos proprietários. O governo brasileiro tem menos de vinte por cento. Só administrapq os majoritários n/ querem dor-de-cabeça.

Laguardia disse...

Momento Brasil

As cotas e percentuais que você me enviou se referem à ações da Petrobrás que não tem direito a voto.

Nas ações Ordinárias, que são as que tem direito a voto, o governo federal possui 56%, o BNDS 2%.

O governo federal controla, portanto, 58% do capital vontante da empresa. Portanto é o governo federal que indica o conselho de administração e os diretores.

Estrangeiros possuem 4% das ações com direito a voto, demais pessoas físicas e jurídicas 7,6% FGTS Petrobrás 3,5% ADR (açoes em bolsa pelo que eu entendo) 27,1%.

Estas informações estão no site da Petrobrás http://www2.petrobras.com.br/portal/frame_ri.asp?pagina=/ri/port/InformacoesAcionistas/ComposicaoCapitalSocial.asp

tatolo disse...

Se toda empresa fosse administrada com a imcompetencia que o governo do presidente Lula administra a Petrobras...

A Petrobras subiu da 63a para a 34a posição entre as 500 empresas de maior faturamento do mundo, segundo o mais recente ranking global publicado pela revista norte-americana Fortune, com base nos dados de 2008.

A petroleira estatal foi a única companhia brasileira dentre as 100 maiores do mundo, segundo o levantamento, tendo registrado no ano passado um faturamento de 118,2 bilhões de dólares.

Do Brasil, o ranking inclui ainda Bradesco, na posição de número 148, seguido por Itaúsa, controladora do Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Vale e Gerdau, nos lugares de número 148, 149, 174, 205 e 400, respectivamente.

Pelo critério de lucratividade, a Petrobras apareceu na sexta posição, superando gigantes como a Microsoft (7a), General Electric (8a), Nestlé (9a) e Wal-Mart (14a). Nesse quesito, a mineradora brasileira Vale ficou na 16a posição.

O relatório apontou a gigante anglo-holandesa de petróleo Shell como a líder do ranking, tornando-se a primeira companhia não norte-americana a encabeçar a lista. Das dez primeiras empresas que formam o ranking, sete são do setor de petróleo.

Wall Mart, a líder do ano anterior, caiu para terceira posição, atrás da também petroleira Exxon Mobil, dos EUA. As também petroleiras BP (Grã-Bretanha), Chevron (EUA), Total (França) e ConocoPhilips (EUA) ocuparam as posições de 4 a 7, nesta ordem.

O grupo financeiro holandês ING Group ficou em oitavo, seguido pela petroleira chinesa Sinopec e pela montadora japonesa Toyota completando a lista das dez maiores.

Laguardia disse...

Tatolo

Como todo o lulo petista que se preze, tem que fazer festa com o chapéu dos outros. Mas como lulo petista também tem azia de ler não acompanha os fatos históricos e nem entende o que lê, muito mais se for uma nálise econômica.

Em primeiro lu8gar, o assunto tratado não se refere a se os números da Petrobrás são bons ou maus. Portanto seu comentário é off topic, isto é não tem nada com o assunto.

Em segundo lugar os bons números da Petrobrás não são devidos ao governo Lula, pois em todos os governos anteriores a empresa apresenta números bons, principalmente em se tratando de monopólio.

Em terceiro lugar o que está em discusão é se o governo deve ou não ser uma empresa estatal.

Em quarto lugar os bons números da empresa não justificam que ela seja usada como fonte de corrupção e fonte de entiquecimento ilícito para os governantes, ou mesmo moeda de troca para apoios políticos ou uso da propaganda paga para comprar a mídia.

Os bons números dela também não significam que a Petrobrás deva continuar estatal.

Portanto, por favor, em seu poximo comentário se atenha ao assunto que está sendo discutido e não venha mascarar o assunto com argumentos infantís e descabidos.