sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Visão do Leitor

Marc disse...

Tenho 65 anos. Minha infância girava em torno de escola, deveres de casa e brincadeiras de rua com os vizinhos; TV? só tinha uma na casa de um professor do Senai, que era o rico do pedaço.

Em casa era conversar , dar conta dos progressos na escola, jogar damas e ludo real após o jantar.

Meu irmão mais velho, hoje falecido, lia histórias toda noite, antes da gente ir dormir: era a novela da época!

A conversa franca entre meus pais e nós era constante, o inquirir sobre tarefas escolares, o que fizemos nas horas de lazer, etc.

Férias em Itanhaém ou Ubatuba (década de 50)implicavam em serviços domésticos tipo bombear água para a caixa , ir buscar água potável no pé da serra, lavar a louça e varrer a casa.

Existiam pais, tios, avós, primos, enfim, uma família.

Existiam valores.

Hoje, está difícil; TV, internet, aulas disso ou daquilo, horários incompatíveis, falta de diálogo, de conversa franca, convivência, interesses comuns.

Somos apenas velhos chatos, saudosistas, que não estão "antenados" no mundo. Mal sabem esses jovens que nossas antenas são muito mais eficientes que as deles, por conta de tudo que carregamos desde a década de 50!

Junte-se a tudo uma escola manca, governantes corruptos, permissividade "muderna", estatutos ridículos para velhos, perdão, idosos, crianças e aborrecentes, e está aí o terreno fértil para um futuro "brilhante".

Até a Santa Madre, que deveria ser um norte, é omissa.

Os poucos que ainda se dedicam à formação cívica e moral da juventude são os chamados crentes.

Pessoalmente, sou ateu convicto, porém não tento converter ninguém.

Confesso que grande parte da minha educação foi obra da Igreja e é reconheço que, graças a ela , tenho sólidos princípios de ética.

É isso por enquanto. Da para continuar até amanhã; fica mais para depois, se sobrar um espaço no blog.

Marc, sempre há espaço no Blog. Tenho 63 anos de idade. Me lembro que meus brinquedos de criança eram fabricados por mim mesmo.
Diferentemente de você sou um Cristão por convicção fui criado em lar evangélico e lá, tal e qual você, recebi educação ética e moral.

Agradeço a sua contribuição e espero que você continue enviando seus comentários. Que Deus lhe abençoe.

3 comentários:

Cachorro Louco disse...

Laguardia :Eis a prova de que Deus está presente em todos os lugares.Nosso amigo Marc é um ateu convicto como disse ,mas percebe-se nas entrelinhas que é um homem de fé,pois acredita firmemente que é ateu.Mas independente da fé êle possui ética e moral que não se vê em muitos cristãos hoje em dia Me canso de ver pastores preocupados em pregar a palavra ,e, que depois do culto partem para fazer bandalheiras e coisas inomináveis.Se todos os ateus fossem como Marc ,o mundo estaria a salvo.Abraços

Cachorro Louco disse...

Laguardia :Eis a prova de que Deus está presente em todos os lugares.Nosso amigo Marc é um ateu convicto como disse ,mas percebe-se nas entrelinhas que é um homem de fé,pois acredita firmemente que é ateu.Mas independente da fé êle possui ética e moral que não se vê em muitos cristãos hoje em dia Me canso de ver pastores preocupados em pregar a palavra ,e, que depois do culto partem para fazer bandalheiras e coisas inomináveis.Se todos os ateus fossem como Marc ,o mundo estaria a salvo.Abraços

"Política sem medo" disse...

E verdade Laguardia, sem os principios morais e familiares que nos dao sustentacao e muito dificil conseguir alguma coisa com os jovens. Eu reconheco que fui bastante severa na educacao dos meus filhos. Eu nao tinha TV mas quando meu filho tinha 6 anos nos compramos uma, porem eu nao deixava que eles assistissem novelas, porque eram sempre os mesmos atores com personagens diferentes a cada nova novela. E eles nao entederiam por que. Obrigava-os a estudar e a praticar esportes. Nao fazia festas de aniversario e nem dava presentes para que eles nao achassem que era nossa obrigacao. Para nos, obrigacao seria cuidar deles com carinho, alimenta-los, dar amor. Gracas a Deus os dois sao fantasticos, hoje com 38 e 42 anos.