sexta-feira, 10 de julho de 2009

Onde está o nosso tempo para nossos filhos?


Hoje no Brasil estamos passando por uma situação constrangedora e que nos causa indignação que é a de ver nossos políticos e governantes agirem sem um pingo de ética, honestidade e moral.

Muitos de nós não acreditam mais em uma solução para nossa pátria.

Muitos dizem que nossos parlamentares e governantes são o retrato de nosso povo. Que votamos em pessoas semelhantes a nós e que nossas ações se espelham nas ações destes homens.

Por este motivo subornamos o guarda, damos um jeitinho para conseguir o que queremos, não temos o escrúpulo de passar por cima dos outros para subir na vida, mentimos em nossa declaração de renda, não recolhemos os encargos sociais de nossos trabalhadores domésticos etc.

Muito disto vem de nossa permissividade ao criarmos nossos filhos. Por comodismo não nos reunimos mais em família. Mandamos nossos filhos assistirem a TV ou jogar um vídeo game quando estão nos chateando com suas perguntas e seus por ques.

Devíamos, e eu incluído, tomarmos um tempo para nos juntarmos em família, com a TV desligada para conversarmos uns com os outros, partilharmos de nossas atividades durante o dia, de nossos problemas e aflições, de nos ajudarmos mutuamente. O que é gastar uma hora por dia com esta atividade?

O que é separar um pouco de nosso tempo, deixarmos de lado nossa vida atribulada para nos dedicarmos uns aos outros, nos lembrarmos de Deus e suas bençãos, dirigir uma palavra a Deus em conjunto agradecendo pelo que temos e principalmente pelo que somos.

Acredito sinceramente que se separarmos um tempo por dia para estas reuniões em família em breve estaremos vivendo em um mundo melhor, com ética, honestidade, moral e justiça social.

2 comentários:

Marc disse...

Tenho 65 anos. Minha infancia girava em torno de escola, deveres de casa e brincadeiras de rua com os vizinhos; TV? só tinha uma na casa de um professor do Senai, que era o rico do pedaço.
Em casa era conversar , dar conta dos progressos na escola, jogar damas e ludo real após o jantar.
Meu irmão mais velho, hoje falecido, lia histórias toda noite, antes da gente ir dormir: era a novela da época!
A conversa franca entre meus pais e nós era constante, o inquirir sobre tarefas escolares, o que fizemos nas horas de lazer, etc.
Férias em Itanhaém ou Ubatuba (década de 50)implicavam em serviços domésticos tipo bombar água para a caixa , ir buscar água potável no pé da serra, lavar a louça e varrer a casa.
Existiam pais, tios, avós, primos, emfim, uma família.
Existiam valores.
Hoje, está dificil; TV, internet, aulas disso ou daquilo, horários incompativeis, falta de diálogo, de conversa franca, convivencia, interesses comuns.
Somos apenas velhos chatos, saudosistas, que não estão "antenados" no mundo. Mal sabem esses jovens que nossas antenas são muito mais eficientes que as deles, por conta de tudo que carregamos desde a década de 50!
Junte-se a tudo uma escola manca, goverantes corruptos, permissividade "muderna", estatutos ridículos para velhos, perdão, idosos, crianças e aborrecentes, e está aí o terreno fértil para um futuro "brilhante".
Até a Santa Madre, que deveria ser um norte, é omissa.
Os poucos que ainda se dedicam à formação cívica e moral da juventude são os chamados crentes.
Pessoalente, sou ateu convicto, porém não tento converter ninguém.
Confesso que grande parte da minha educação foi obra da Igreja e é reconheço que, graças a ela , tenho sólidos principios de ética.
É isso por enqanto. Da para continuar até amanhã; fica mais para depois, se sobrar um espaço no blog.

Cachorro Louco disse...

Laguardia:Cabe a nós que somos macacos velhos mudar isso,dando orientação aos nosso filhos para que estes possam se dedicar mais aos filhos dêles .Tenho 60 anos mas ainda não tenho netos ,casei tarde,e os filhos ainda são novos .O mais velho está casado mas diz que não quer por filho neste mundo para sofrer.O que vejo Hoje ,e, que os pais mais jovens tem medo ou vergonha de educar os filhos ,e ,ciram monstrinhos incontroláveis que só sabem exigir coisas e mais coisas .Êles não pedem porque não foram ensinados a pedir nem respeitar os pais ,os parentes e a sociedade.Isto é muito triste ,porque a nossa sociedade está se degradando ,e ,à mercê dos nossos inimigos que se infiltram entre as famílias para destrui-las .Só com muita oração e disciplina mudaremos este quadro.Abraços