sábado, 24 de março de 2012

A falta de ética de Dias Toffoli

O ministro José Antônio Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirma que o fato de ser namorado da advogada Roberta Rangel não o torna impedido para julgar o caso do mensalão. 

"É uma relação de namoro, que já perdura há alguns anos. Não moramos juntos e não temos filhos", diz ele, citando o que caracterizaria uma união estável -isso o tornaria impedido pela lei de julgar o caso, já que Roberta participou ativamente da defesa de um dos réus do maior escândalo da era Lula. Fonte: Folha

Diz a Constituição Federal, que para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal, o cidadão deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada.

Mesmo sem atender aos requisitos constitucionais (foi reprovado diversas vezes em concursos para a magistratura federal e havia processos em andamento contra sua pessoa), Dias Toffoli foi conduzido por Lula ao STF.

Além de não possuir os requisitos mínimos necessários, Dias Toffoli demonstra agora que não sabe o que é conflito de interesses ou ética.

É namorado, como mesmo afirmou, da advogada dos réus a quem deverá julgar. Está claro o conflito de interesses. Não há como o Ministro Dias Toffoli julgar de forma isenta um caso em que, além dele próprio ter participado quando era o Advogado da União, sua namorada seja advogada dos réus.

O Ministro Dias Toffoli nunca poderia ter sido aprovado para ocupar o cargo que ocupa. É um insulo para juizes honestos e éticos.

3 comentários:

Sidney disse...

Parece que estou vendo a Advogado Roberta de uns dos Mensaleiros falar: ""Se você condenar meu cliente eu não faço amor com você, José Toffoli"" seria comico senão fosse trágico.

Airton Leitão disse...

Esse ministro nem deve saber o que venha a ser 'declarar-se impedido'. Seu 'notável saber jurídico', exigência constitucional para Lula indicá-lo e o Senado aprovar seu nome para chegar ao posto está no fato de que ele foi reprovado três vezes em concurso para Juiz de Direito.
Será que ele sabe também o que é ETICA?

Anônimo disse...

ele mostra que basta ser amigo do presidente para conseguir chegar onde quiser...