quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Visão do Leitor

Meus Comentários em verde:

Elias Alves disse...

Impressionante sua ignorância em relação ao que passa em Honduras, me impressiona muito, essas pessoas que vc colocou na foto ai são frutos de um golpe militar, e estes apoiam ao governo golpista, que com seus militares tiraram o presidente Zelaya do Poder e tomaram conta do pais.

É muito fácil as pessoas que não questionam e nem pesquisam o que ouvem e lêem falar em ignorância. Elias Alves ignora a Constituição de Honduras. Já foi publicado aqui no post, mas vou publicar novamente:

ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.

A Constituição de Honduras é clara: É proibida a reeleição de quem desempenha cargo executivo, e qualquer um que apoie direta ou indiretamente a mudança deste mandamento Constitucional será IMEDIATAMENTE destituído do cargo que ocupa e terá seus direitos políticos suspensos por dez anos.

ARTICULO 373.- La reforma de esta Constitución podrá decretarse por el Congreso Nacional, en sesiones ordinarias, con dos tercios de votos de la totalidad de sus miembros. El decreto señalará al efecto el artículo o artículos que hayan de reformarse, debiendo ratificarse por la subsiguiente legislatura ordinaria, por igual número de votos, para que entre en vigencia.

A reforma da Constituição é prerrogativa do poder legislativo e não do poder executivo. Portanto a ação de Manuel Zelaya em propor uma reforma constitucional é ilegal.

ARTICULO 374.- No podrán reformarse, en ningún caso, el artículo anterior, el presente artículo, los artículos constitucionales que se refieren a la forma de gobierno, al territorio nacional, al período presidencial, a la prohibición para ser nuevamente Presidente de la República, el ciudadano que lo haya desempeñado bajo cualquier título y el referente a quienes no pueden ser Presidentes de la República por el período subsiguiente.

A Constituição de Honduras proíbe que sejam alterados por reforma constitucional a forma de governo, o território nacional, a proibição de se prorrogar o mandato presidencial ou autorizar a reeleição do presidente da república.

Manuel Zelaya, a despeito da proibição do Congresso Nacional e da Suprema Corte de Honduras, e a revelia da Constituição do país, insistia na reforma constitucional proibida pela própria Constituição que Zelaya jurou defender. Diga-se de passagem que Zelaya não teve apoio nem dos deputados de seu próprio partido

Com base na tentativa de golpe de Zelaya, a Suprema Corte ordenou ao exército que cumprisse a Constituição e que Zelaya fosse imediatamente afastado do cargo.

Infelizmente Elias Alves não se preocupou em investigar criteriosamente os fatos antes de se impressionar com a ignorância dos outros. Deveria sim se preocupar com a própria ignorância.

Varios já são os mortos a causa deste golpe de estado, o exercito não está perdoando não.

Manuel Zelaya, como os demais caudilhos da América Latina está se lixando para o povo e por isto ordenou a seus seguidores, que são minoria, ocupassem o aeroporto, enfrentando a polícia e o exército. O incitamento à violência que causou duas mortes foi responsabilidade de Zelaya.

O povo saiu nas ruas pra prostetar em contra desde governo golpista.

A grande maioria do povo saiu às ruas em apoio a democracia, a liberdade e a Constituição de Honduras e em protesto contra a tentativa de Zelaya de rasgar a constituição e de respeitar o poder Legislativo democráticamente eleito pelo povo.

Tenho certeza que a ideia do seu blog é bacana, mas lhe sugiro, com carinho que ao informar algo, informe-se bem, pois este vehiculo de comunicação que vc tem nas mãos pode ser positivo pra muita gente.

Muito obrigado pelos elogios ao blog. Mas como Elias pode ver, ele é quem deve se informar melhor antes de postar comentários sem antes pesquisar e procurar ouvir os dois lados da questão.

Eila tem que entender que a democracia só existe com o respeito a constituição e aos poderes instituídos, o executivo, o legislativo e o judiciário.

Nenhum comentário: