sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Novela dos Aviões

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a decisão sobre a compra dos 36 aviões de caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) é política e estratégica e será tomada pelo presidente da República.

"A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação [dos aviões]. E ela vai fazer e eu preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais", disse Lula em entrevista em Ipojuca (PE)" Fonte: Folha Online.

Tenho só uma pergunta. Se Lula já anunciou que o Brasil deverá comprar os 36 aviões Rafale de França e que a decisão0 é política e estratégica, o que aconteceu com a lei de licitações, e para que a FAB vai fazer avaliação dos aviões se a decisão política e estratégica já está tomada?

Suponhamos que a FAB chegue a conclusão que os aviões da SAAB são os que melhor atendem as sua necessidades e o preço está mais em conta e que haverá transferência de tecnologia nas mesmas condições para as três concorrentes. Lula vai decidir comprar os aviões Rafaele só pelos belos olhos da Carla Bruni?

Eu particularmente acho que estas razões "políticas e estratégicas" tem haver com a conta bancária de Lula no exterior.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola´.
O DINHEIRO É NOSSO E ESSE CORRUPTO NÃO PODE DECIDRI SOZINHO SEM LICITAÇÃO. AGORA ELE FICOU MAL. SE À FRANÇA GANHAR NA LICITAÇÃO. É GOLPE, SE PERDER ELE FICA DESMORALIZADO PERANTE AOS FRANCESES. SÓ TRÊS COISAS A GENTE FAZ UMA VEZ NA VIDA.
NASCER
MORRER
E
VOTAR NO PT.
ABRAÇOS DO BETOCRITICA.

sicário disse...

Laguardia!

Finalmente a criatura toma forma pública DITATORIAL e está mostrando as 9 garras. Se foi dito e assumido por ele, a coisa ganha outra dimensão.
Não venha a PTzada, o sr. Tarso (que gosta tanto de falar de democracia e estado de direito) me dizer que são democráticos os conceitos de que a FAB faz a avaliaçao e o presidente escolhe. Para mim é óbvio demais que SE (veja bem, SE) a FAB fez a avaliação dos Rafale, Grippen, F18 e lula insiste no avião Francês que custa 21 milhões de dólares a mais que os F18 americanos ( é mais barato e já foi testado em combate, sendo uma super máquina que os EUA não vendem para qualquer um e que pode nos progeger do Hugo e outros), é porque tem comissão por fora. Li em algum blogg (infelizmente não lembro, senão nomearia)que a indústria francesa paga algo em torno de 3% de comissão (vamos às compras e às contas?)
Sou péssimo em matemática e minha calculadora não está à mão. Se o percentual da comissão for esse mesmo e se o valor do Rafale permanecer o mesmo...alguém vai ganhar 1 avião rafale de presente!
Acho que descobri o que foi que o acéfalo quis dizer com: "daqui há pouco eu ganho avião de graça!" (cena mostrada no jornal nacional da TV Globo e dito pela repórter como sendo ma resposta irônica).
O avião francês, ao que li, parece que vem pelado....os armamentos terão de ser comprados por fora! É algo como faz a indústria automobilística, quer ar condicionado? quer direção hidráulica?Aos que postam comentários em teu blogg, criticando (eles sabem quem são) deixo 2 perguntas: O que acham de começarmos a cobrar produtividade do governo (trabalhar para ganhar)? Voces pensam que não estão sendo roubados também?

Deus, pátria, familia liberdade!
Acorda Brasil

sicário disse...

Betocrític. Me desculpe eu nunca votei no PT, por não acreditar na falsa moral e ética pregada por eles. Não gosto de vermelho desde pequeno pq. aprendi a gostar de ler e gosto muito de história. Não votei no líder sindicalista, sustentado por partido, ou seja, nunca trabalhou na vida fosse capaz de fazer algo digno nesse país.
E, Beto, cuida que eu sou do RS...foi São Paulo quem gerou essa praga mas quem criou foi o RS, o que muito me envergonha!

Logo, Beto, eu vivo e morrerei mas NUNCA VOTAREI NO PT OU EM UM PARTIDO DE ESQUERDA.

Ah! Odeio tanto vermelho que sou gremista!

Inés de Cuevas disse...

Queridos amigos, siempre con ustedes en toda campaña a favor de la libertad y la democracia. Siempre con ustedes en todas sus luchas.
Siempre con ustedes, con ese gran pueblo de Brasil que no sólo es límite fronterizo sino tierra hermana y fraterna.
Éxitos.
Besos.

Michael Ginobili disse...

estou participando da campanha amigo, como o combinado.
coloquei a logo em meu site desdo dia 7 de setembro e so vou tira depois do dia 20.
depois de uma passada la e confira.
Abs

Marcos Pontes disse...

Existem outros interesses por trás, uns claros, como a associação com os franceses para fabricar o KC-390, outros inconfessáveis. Há um enorme batalhão de lobistas de todos os lados oerecendo vantagens, inclusive de ordem pessoal para os compradores.
Se eu fosse do grupo dos suecos ou dos americanos, recorreria às cortes internacionais pra pedir ressarcimento devido às licitações viciadas de que foram vítimas.
Outra coisa interessantemente assustadora, foi o prazo até dia 21 para que os concorrentes da Rafale mostrem suas vantagens. O Ilusionista anda com uma pressa tremenda de uns dias pra cá.

Magui disse...

Pior é o francês ter participado dessa bagunça.Eu acho que o VELHACO quis desmoralizar a França.

Luiz Alberto Mezzomo disse...

O Rafale é um fracasso de vendas, assim, além da corrupção em si, o crime fica pior por colocar os pilotos brasileiros numa situação de desvantagem numa provável situação de crise, frente a outros caças mais modernos e melhores. E o alto comando da aeronáutica? Vai ficar calado? É bom lembrar que o silêncio da oficialidade é uma cumplicidade. Com que moral esses oficiais poderão encarar os seus comandados?