quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quem vai por o guizo no pescoço do gato?


Um gato de nome Faro-Fino fez tais estragos na rataria de uma casa velha que os sobreviventes, sem coragem para saírem das tocas, estavam quase a morrer de fome.


Tornando-se muitíssimo séria a situação, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão.Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava pelos telhados, fazendo versos à lua.


- Penso – disse um deles – que o melhor meio de nos defendermos de Faro-Fino é atando-lhe um guizo ao pescoço. Assim, quando ele se aproximar, o guizo denuncia-o e fugimos a tempo.


Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado por unanimidade. Só votou contra um rato bastante casmurro, que pediu a palavra e disse:

- Está tudo muito certo. Mas quem vai amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino?


Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nós.

Outro, porque não era tolo.


Todos, porque não tinham coragem.


E a assembleia
dissolveu-se no meio de geral consternação.

Temos falado muito da necessidade de se levar o povo às ruas em protesto contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Todos nós brasileiros honestos e patriotas concordamos e desejamos que isto aconteça.


Concordamos também que precisamos de pessoas que organizem e conduzam estas manifestações. Nossa oposição, infelizmente, é conivente com este estado de coisas.


Portanto, não temos que possa liderar e organizar as manifestações. Não temos um lider carismático.


Por este motivo temos que buscar soluções alternativas.


A internet, o twiter, o orkut e outras por meio eletrônico são meios válidos para conscientizar o povo e iniciar um movimento.


Deixamos passar muito tempo sem agir, acomodados reclamando na frente da TV. Agora já reclamamos para um público maior através da rede de relacionamento e da internet. É um avanço que precisa prosseguir.


Vamos agora ampliar esta rede através de cartas para jornais, revistas, parlamentares, clubes de serviços etc. Vamos falar nos clubes de serviços, vamos organizar grupos em nossos bairros.


Se cada um de nós organizarmos um grupo de dez pessoas e cada uma destas dez outro grupo de dez, ninguém nos segura.


Vamos promover palestras para a comunidade sobre ética na política.


Vamos fazer o trabalho de formiguinha.


Juntos jamais seremos vencidos.

3 comentários:

Marcos Pontes disse...

Tenho feito meus protestozinhos solitários contra o governo. Hoje publiquei minha carta aberta ao presidente. Mando meus e-mail aos políticos; tuito batendo num e noutro diretamente pra eles... Como eu, muitos estão fazendo o mesmo. Isso é bom, mas não em a força devida.

Cachorro Louco disse...

Laguardia : É uma boa idéia ,mas infelizmente nada vai levar este povo a se manifestar ,ja que tem o bolsa família e muita ignorância para perceber a realidade .Somente na hora em que a água estiver no pescoço as pessoas vão se mexer .Aí talvez seja tarde demaisAbraços

José de Araujo Madeiro disse...

Laguardia,

Você está absolutamente certo.

Mas como chegar ao povão, eleitores como nós e que são comprados pelas bolsas-voto.

Nossa alternativa é de longo prazo, eu, com particularidade, não sei como estimular uma reação. Esperamos que apareçam uma liderança e uma televisão para que ocupem esse espaço.

Mas nós devemos fazer o que estamos fazendo. Talvez o povo se desperte e não vote na Dilma, o que já é uma vitória. Temos também a campanha da ficha limpa que está rendendo dividendos eleitorais.

Att. Madeiro