segunda-feira, 6 de junho de 2011

Não se constroi uma democracia tendo como base mentiras

Uma nação livre, democrática e soberana não é construída tendo como base mentiras, demagogias e falsidades.

A Alemanha nazista se ergueu sobre este alicerce e ruiu. O mesmo aconteceu com as nações da Cortina de Ferro.

O nazismo e o comunismo bem como o nacionalismo exacerbado têm as mesmas raízes, o engodo, a manipulação do povo, a ignorância e a desinformação.

Tenho reparado recentemente uma campanha de engodo nazi-fascista conduzida por irresponsáveis com relação a questão do nióbio.

Estas pessoas têm divulgado na internet informações enganosas e se recusam a um debate sério com quem tem um amplo e sólido conhecimento do assunto.

Só para  esclarecer alguns pontos:

1. É mentira que o Brasil seja o único fornecedor de nióbio no mundo. Na verdade existem três empresas principais fornecedoras de cerca de 85% do nióbio mundial. Duas delas no Brasil, e a Cambior no Canadá.

2. Não é verdade que o preço do nióbio seja ditado pela bolsa de metais de Londres. Pode até ser que esta bolsa inglesa determine o valor do nióbio obtido através de garimpo. Mas é uma empresa brasileira do grupo Moreira Salles que determina o preço do nióbio contido para exportação.

3. Mente quem diz que o nióbio ocorre apenas no Brasil. O nióbio é de ocorrência mundial, há importantes reservas de nióbio no Gabão, em outros países da África, no Canadá, na Sibéria, na Austrália etc.

4. Quem faz esta campanha desconhece completamente que outros metais como o titânio e o vanádio têm as mesmas propriedades do nióbio na maioria dos casos.

5. As empresas que fabricam produtos de nióbio são empresas particulares, portanto seria suicídio econômico comercializar o nióbio a preços inferiores aos de custo de produção. Só mesmo um idiota para poder acreditar em tal absurdo.

6. Somente as reservas de Araxá, ao consumo atual, são suficientes para fornecer nióbio ao mundo por mais de 500 anos. Isto sem considerar as demais reservas existentes no mundo todo. 

Não podemos construir uma nação forte e soberana com base nesta propaganda nazi-fascista.

Um comentário:

carlos disse...

Quem assina o que está escrito acima?
Favor se identificar.

carlos