terça-feira, 9 de março de 2010

A desastrada e incoerente política externa brasileira


Quando se trata do Irã com seu desenvolvimento nuclear para o fabrico de armas nucleares, ou no caso da Coréia do Norte que optou por aplicar recursos no desenvolvimento de armas nucleares em lugar do desenvolvimento social de sua população, o governo Brasileiro só admite negociação, conversar até o final dos tempos. Afinal de contas estes dois governos são ditaduras ao modelo cubano, idolatrado pelo lulo petismo.
.
Já no caso de Honduras e no caso do comércio com os Estados Unidos, a posição brasileira é de retaliar.
.
Hoje o Brasil é um dos poucos países que ainda não reconheceu o regime democrático de Honduras e o seu presidente livremente escolhido pelo povo em eleições livres, transparentes e democráticas.
.
Já no caso dos Estados Unidos, com seu subsídio ao algodão, o Brasil prefere retaliar, logicamente com a autorização dos órgãos internacionais, sem buscar uma solução negociada com a mesma insistência que tem para com o Irã.
.
Duas observações sobre isto. A primeira é que quem vai ser prejudicado é o povo brasileiro. A sobretaxa imposta ao trigo e aos medicamentos importados dos Estados Unidos vai aumentar o custo do pão e dos remédios entre outros, e nós, a ponta mais fraca da corda, é que vamos pagar o pato.
.
A outra observação é que o lulo petismo faz qualquer coisa para atender aos interesses ideológicos em detrimento dos interesses do povo brasileiro. Nada como se vangloriar que enfrentaram a poderosa nação americana e sobre taxaram os produtos importados de lá.
.
Nada melhor para alimentar o ego de nosso presidente megalomaníaco, mesmo que isto resulte em prejuízo para as classes sociais mais necessitadas.

Um comentário:

Marc disse...

Trigo? O Brasil não tem clima pra plantar trigo de modo competitivo; só planta por que o governo subsidia (olha ele aí!). Sai mais barato importar.
O Brasil não produz quantidades significativos de insumos farmaceuticos; até a Índia da de dez a zero. O Brasil só faz importar e misturar com pó de qualquer coisa; até genérico vem de qualquer lugar menos daqui.
Más os tecnoPTcratas resolveram fazer picuinhas e quem vai perder?
Quem come pão, macarrão e precisa de medicamentos que não seja chá de carqueja.
Não vai fazer nem cócegas nos USA.
Por que não vão retaliar whisky e Romannée Conti? Estão com medo de morrer de sede e serem obrigados a voltar para a velha 51?