quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os Objetivos da Luta Armada no Brasil

As ações armadas da esquerda brasileira não devem ser  mitificadas. Nem para um lado nem para o outro. Eu não  compartilho da lenda de que no final dos anos 60 e no início dos 70  nós (inclusive eu) fomos o braço armado de uma resistência  democrática. Acho isso um mito surgido durante a campanha da   anistia. Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o  projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada  era revolucionário, ofensivo e ditatorial. Pretendia-se implantar uma  ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas  organizações em que elas se apresentassem como instrumento da  resistência democrática". Daniel Aarão Reis  (55 anos, ex-militante do MR-8, professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense e autor de "Ditadura Militar, Esquerda e Sociedade").  Fonte: CMI Brasil

Mentem os que dizem que aqueles que pegaram em armas contra o regime militar no Brasil lutavam pela democracia.

Nós que vivemos aqueles anos sabemos muito bem disto.
Além disto depoimentos dos que lutaram contra o regime militar atestam esta verdade. Depoimentos como o acima de Daniel Aarão Reis e de Fernando Gabeira, por exemplo.

Tudo isto desmistifica a imagem que pessoas como nossa presidente da república quer transmitir ao povo, uma imagem baseada em uma grande mentira.
Nunca lutaram contra a ditadura pela democracia, mas sempre contra a ditadura para a instauração de outra ainda pior.

Um comentário:

José Sousa disse...

Penso que é a primeira vez que venho até seu espaço. O que li, aqui, gostei e vou ser seu seguidor. Seja meu também em:

www.congulolundo.blogspot.com
www.minhalmaempoemas.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um abração e tudo de bom.