segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Visão do Leitor


Blogger Ricardo Froes disse...

Laguardia:

Recebi um comentário em meu blog, assinado por Natalia, que dizia: “Ricardo! Somos a favor do Serra e queremos seu e-mail para juntos mobilizarmos nossos aliados. Posso contar com vc?”.

Respondi que sim e perguntei como a coisa seria feita, embora eu ache que começar uma mobilização a vinte dias de uma eleição não é exatamente a melhor maneira de ganhá-la. Mas não me custaria nada. Não obtive resposta.

Em 2006, quando eu participava de debates interessantes sobre a reeleição de Lula na internet – sempre em sites petistas –, notei que a organização e mobilização petistas eram fantásticas, enquanto as da oposição eram ridículas, praticamente não existiam. Cheguei até a atribuir o fato à falta de empatia entre Alkmin, o “picolé de chuchu” e 99% da população.

Na atual campanha, o que se vê é mais PT ainda, embora já haja alguns sites respeitáveis de oposição, mas que ainda não chegam aos pés da organização petista.

Hoje, embora Serra não seja nenhum fenômeno em termos de carisma, é um candidato que tem uma vida política digna de respeito e é conhecido. Só para lembrar, em fevereiro deste ano 31% dos brasileiros declararam conhecê-lo bem, contra 13% a Dilma; 44% o conheciam mais ou menos contra 33% a Dilma; 24% só ouviram falar nele contra 43% de Dilma e, 1% dos brasileiros nunca tinham ouvido falar de Serra contra 10% de Dilma. Por isso tudo Serra merecia uma mobilização decente, e não isto que ora se apresenta: um monte de gatos pingados, como eu, a dar murros em ponta de faca.

Desde bem antes de fevereiro, eu diria até que desde 2006, eu venho martelando em meu blog sobre a necessidade de a oposição montar uma rede semelhante à do PT, na internet, em tempo hábil e até mesmo em caráter permanente, e esta seria a eleição ideal para isso, visto que Serra é bastante popular. Não vi nada e, muito menos alguma manifestação dos maiores interessados, os partidos – PSDB e DEM –, sobre o tema.

A alguém que possa perguntar por que eu nunca tomei essa iniciativa eu respondo que, primeiro, não tenho a menor aptidão para organização, segundo, muito menos para líder e, terceiro, meu blog não é muito popular e nem muito bem visto, principalmente por causa do título – sem contar com meus impropérios.

Dê no que der esta eleição, agora não há mais tempo para nada. Alea jacta est. Mas fica aqui a ideia, e se alguém da verdadeira oposição quiser minha ajuda, estou à disposição, mas que seja breve, para já, porque vamos precisar de muita gente com miolos, testículos e ovários (por que não?) para enfrentar o que vem por aí, caso Dilma seja eleita. Temos que aprender a exigir o respeito dos nossos políticos, que são nossos empregados e não nossos patrões, e para isso a união é necessária.

Aliás, sobre isso, um aparte se faz necessário. Quando eu disse “uma rede semelhante à do PT”, eu me referi apenas à estrutura e não aos objetivos, posto que os petistas elegem seus representantes única e exclusivamente para depois tornarem-se seus vassalos. Petistas não têm candidatos, têm ídolos, reis e deuses imortais, imaculados, incapazes de um só deslize e sempre prontos a conduzir seus aduladores – que sempre os acompanham cegamente – a qualquer buraco que os conduza a alguma nova falcatrua, posto que também são inimputáveis.

Já nós, da oposição, não queremos ser submissos a ninguém e nem ficar de papo pro ar enquanto somos espoliados pela súcia do poder. Queremos apenas trabalhar e contribuir para que a Lei e a Ordem sejam restauradas no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, Estou com você. Estou lutando como posso. Sou sócia de um clube de classe média alta e fico desanimada pela falta de interesse pela política das outras sócias. Até quinta feira passada 9/9, não ouvi ninguem falando sobre as eleições, e quando perguntei por que, algumas me responderam que não se metem em política e que não sabiam ainda em quem votar. É muito triste, mas é fato. Creio que isto se deve ao nosso sistema eleitoral que não ajuda o eleitor a ter verdadeiro contato com os candidatos, onde no voto proporcional se vota em um candidado a deputado e se elege um desconhecido. Com isto temos casas legislativas de péssima qualidade. No Senado temos a aberração do Suplente, o ilustre desconhecido...
Bem, como disse acima, vou lutando mesmo assim.

José de Araújo Madeiro disse...

Ricardo,

Para enfrentar uma questão política, precisamos de organização.

A internet já foi um grande passo, mas está se revelando ser insuficiente.

Embora não sabíamos das verdadeira intenções dos petistas, do Foro de São Paulo, estamos avançando. embora na marcha de uma tartaruga.

Caso a Dilma seja eleita, já teremos um ponto de referência para o enfrentamento. O seu governo. Daí a organização de um grupo de oposição e de vigilância.

Mas no momento, temos que continuar trabalhando pelo ¨Ficha Limpa¨ objetivando um ponto em comum.

Porém temos que ter na mira a busca de uma solução e organização de um grupo de trabalho.

Att. Madeiro