quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Brasil e o Haiti

Com a catástrofe que se abateu sobre o Haiti temos visto e ouvido sobre o excelente trabalho que as tropas brasileiras tem desempenhado lá e do sacrifício dos soldados brasileiros trabalhando em condições adversas.
.
Vimos a presença do Ministro Jobim junto as tropas brasileiras.
.
Temos visto também as inúmeras críticas a presença de tropas americanas e ao controle do aeroporto de Porto Príncipe por controladores de vôo norte americanos.
.
Mas alguém por acaso ouviu alguma notícia de um encontro entre o Ministro Jobim e o presidente do Haiti Rene Préval?
.
Alguém ouviu alguma notícia do nosso presidente da república ter mantido contado com o presidente do Haiti para coordenar os esforços de socorro ao país?.
Será que a nossa diplomacia está se esquecendo de que o Haiti é um país independente e soberano com um governo escolhido pelo povo haitiano e que deve ser respeitado?.
.
No noticiário tenho visto o presidente Barack Obama sempre mencionar os contatos que tem mantido com Prevál. A Secretária Clinton, foi ao Haiti e se encontrou com Rene Prevál.
.
Todas as críticas que tenho lido sobre a presença americana demonstram um preconceito infantil e irresponsável, coisa de guerra fria dos anos 60. Uma atitude imperialista brasileira que não leva em consideração a soberania daquela nação.
.
É claro que a maioria do povo brasileiro não pensa nem age assim, em geral é a esquerda, amante da ditadura cubana que assim se comporta.

Nenhum comentário: