skip to main |
skip to sidebar
A Parábola do Elefante e os Cegos
Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio.
.
Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e o colocou diante do grupo.
.
Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem.
.
Um apalpava a barriga, outro a cauda, outro a orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme , o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante, então, o que tinha apalpado a barriga, disse que o elefante era como uma enorme panela.
.
O que tinha apalpado a cauda até os pelos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura.
.
"Nada disso ", interrompeu o que tinha apalpado a orelha. "Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto".
.
O que apalpara a tromba deu uma risada e interferiu: "Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água...".
.
"Essa não", replicou o que apalpara a perna, "ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste...".
.
Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o que ele dizia. Evidentemente cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam.
.
O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem.
.
"O elefante é tudo isso que vocês falaram.", explicou. "Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiência de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante."
.
Há algum tempo atrás eu conversava com uma professora universitária sobre um depoimento em uma CPI onde o interrogado usou a expressão "esta é a minha verdade". Eu disse a professora que a verdade não é de uma pessoa ou de outra. A verdade é a verdade e nada mais. Se eu tenho que dizer que é minha verdade então é mentira.
.
Ela me respondeu com esta história acima, dizendo que cada afirmação de um dos cegos era a sua verdade, com o que obviamente não concordei. Nenhum dos cegos estava com a verdade pois não se preocuparam em apalpar e analisar o elefante por inteiro.
.
É isto que está acontecendo com muita gente boa que apoia o governo Lula. Pensam que a situação econômica no Brasil está melhorando graças ao governo lulo petista. Não estão com a verdade pois não estão vendo o quadro como um todo.
.
A situação social no Brasil vem melhorando há décadas. Ninguém pode negar os avanços sociais conquistados durante o governo de Vargas, com a Consolidação da Leis do Trabalho. Não se pode negar o efeito sobre a situação social do povo brasileiro com o período de desenvolvimento de JK.
.
Se hoje em dia o governo lulo petista pode lançar programa Minha Casa Minha Vida, é porque durante o período do tão odiado regime militar foi criado o Sistema Financeiro da Habitação, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e os enormes investimentos em infra estrutura como as usinas de Itaipu etc e o desenvolvimento da tecnologia de geração de energia nuclear com as usinas de Angra.
.
Se hoje podemos contar com uma aposentadoria mínima é porque durante o governo militar foi criado o INSS.
.
Se hoje o governo lulo petista faz uso eleitoreiro da capacidade da Petrobrás em retirar petróleo do pré sal, é graças a criação da empresa há décadas atrás e ao desenvolvimento da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas durante os governos militares.
.
O desenvolvimento da economia se deve ao Plano Real implantado em 1994 durante o governo Itamar Franco, tão combatido por Lula e seus aliados, e do qual agora no governo Lula não se afasta nem por decreto.
.
E a menina dos olhos do lulo petismo, o Bolsa Família, nada mais é do que a união de programas de distribuição de renda de governos anteriores, também combatido por Lula e o PT na época, rebatizado.
.
Temos a obrigação de fazer com que o povo brasileiro veja o elefante em seu todo e não em partes como deseja o lulo petismo.
.
Um governo honesto não tem medo da verdade. E este governo lulo petista morre de medo da verdade.
2 comentários:
Brilhante! Maravilha de analogia.
Parabéns, Laguardia.
O propagandminister do lulopetismo, sr. Franklin Martins poderia dar lições ao Dr. Goebels.
A turba ignara , iletrada, cega pelo domínio Global e outros não tem noção da enormidade das mentiras desse governo, que acha que descobriu o Brasil.
O Brasil dos lulistas é feito rabo de jumento: só cresce para baixo.
Postar um comentário