quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma grande verdade

" (Lula) é o único palestrante do mundo que cobra 100 mil dólares para repetir durante 40 minutos o que sempre disse de graça." Augusto Nunes

Augusto Nunes escreveu uma grande verdade. Lula cobra para continuar falando as mesmas bobagens que falava de graça quando era presidente da república.

Acredito que as palestras de Lula são uma forma bem arquitetada de lavagem de dinheiro e de ser pago pelo tráfico de influência.

É uma forma mais inteligente de se burlar a lei sem correr o risco de ser descoberto com mais facilidade. Lula, neste sentido, foi mais esperto do que Antônio Palocci e José Dirceu.

Agradeço ao Briguilino pela dica para este post. 

3 comentários:

Anônimo disse...

A moda hoje na política brasileira são aqueles personagens e partidos "independentes". Eles não são de direita, nem de centro, nem de esquerda. Estão com o governo quando "é bom para o país" e, quando "é ruim", eles retiram a ajuda. Fantástico! Só tenho uma pequena dúvida: quem define o que é bom para o país?

Esse discurso de independência já cansou. Já cansou por ser hipócrita, insustentável e inverossímil. O segredo mais mal guardado de Brasília é como o governo consegue apoio no Congresso: distribuição de vantagens, sejam recursos financeiros, sejam cargos, sejam apoios políticos. Sob o comando do PT, essa distribuição de vantagens foi elevada a um novo patamar, que ficou conhecido como mensalão. Nunca antes na história desse país um esquema de corrupção tão grande havia sido operado. O atual escândalo do Ministério do Esporte promete competir acirradamente com o mensalão - isso mostra que a esquerda só é competente e eficiente nas falcatruas.

Além disso, políticos e partidos quando se tornam independentes de ideologias e idéias se tornam independentes também dos eleitores, que votam também nas ideias de seus candidatos, especialmente num sistema proporcional, desenhado para representá-las. Assim sendo, os ditos "independentes" não são independentes do jogo sujo da política, como querem fazer parecer. São independentes dos eleitores, de cada um de nós, os únicos a quem eles deveriam prestar contas e esclarecimentos.

Ter ideologia, ideias, posições bem definidas não é apenas uma obrigação de todo político e partido honestos. É também uma questão de transparência. Quando um eleitor vota num candidato de esquerda ou de direita, ele sabe o que esperar, e sabe o que cobrar. Mas o que esperar de um político que não é de esquerda, de centro nem de direita? O que cobrar dele? Esse discurso de independência nada mais é que um truque de pessoas sem caráter para escapar de qualquer responsabilidade ou cobrança futura.

É saudável para o sistema representativo, para as instituições e para as próprias pessoas que haja, em vez de negociatas de bastidores em troca de apoios parlamentares, um debate claro e aberto de ideias. Mas só pode haver um debate claro, aberto e honesto de ideias onde elas forem claras, abertas e honestas. Assim, quem sabe cada um de nós poderá definir por si mesmo qual caminho acredita ser melhor para o Brasil. E votar de acordo com essa escolha.

José de Araújo Madeiro disse...

Para Laguardia,

É por isto que eu,

Sou um homem livre e comando meu destino.

Faço o que me aprouver, reconhecendo o dever de cumprir com meus deveres sociais.

Não admito ditadores, sob quaisquer hipóteses ou pretextos e quem gostar de algum deles, que o leve para sua casa.

Somente Deus sabe o segredo e a diferença entre a vida e morte.

Abçs, Madeiro

Ricardo Froes disse...

Eu, cá com os meus botões, tenho sérias dúvidas sobre essas fortunas que se dizem pagar para um energúmeno dizer que "um operário sem um dedo fez mais que Steve Jobs e Bil Gates", como foi dito por ele numa palestra supostamente patrocinada pelo Bank of America.

Banqueiros não são burros e sabem muito bem que essa azêmola não consegue balbuciar duas palavras sequer que lhes possam ser de alguma utilidade, portanto, não iriam gastar seu rico dinheirinho à toa, a não ser que essas tais palestras sejam com o intuito de divertir apenas: devem achar Lula bem mais engraçado que o Steve Martin ou Eddie Murphy. Caso não seja isso, que tem lavagem de grana nas paradas, lá isso tem.