quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Julgando em Causa Própria

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski está entre os magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo que receberam pagamentos que estavam sob investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), informa reportagem de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quarta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). 

 
Antes de ir para o STF, ele foi desembargador na corte paulista. 


Anteontem, último dia antes do recesso, o ministro atendeu a pedido de associações de juízes e deu liminar sustando a inspeção. Fonte: Folha.com

Este é um caso típico em que o Ministro não poderia se manifestar, já que é um assunto que lhe afeta diretamente.

Infelizmente não é levado muito a sério no Brasil o fato do Ministro do STF precisar ter notório saber jurídico e reputação ilibada.

Já temos um ministro que não atende a estes requisitos, o ministro Toffoli, reprovado três vezes em concursos para juiz federal e respondendo a processos por improbidade. Devido ao fato de ser advogado de Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado Ministro. O Senado não cumpriu o seu papel constitucional e referendou a nomeação.

A última ministra nomeada por Dilma Rousseff também não se saiu bem na sabatina a que foi submetida no senado não demonstrando possuir notório saber jurídico.

Com tudo isto estamos brincando de democracia no Brasil. Esta questão precisa ser levada mais a sério. Não podemos continuar a ser uma ditadura lulo petista disfarçada de democracia.

Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

È o STF sob o signo do Foro de São Paulo.

Os brasileiros estão ....... e há até quem goste!

Abç, Madeiro