quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Os dois Brasis

O ex-presidente Lula foi aconselhado por "várias pessoas", segundo interlocutor próximo, a viajar para os EUA para tratar do câncer na laringe. Folha.com

Quem deu este conselho a Luiz Inácio Lula da Silva desconhece que no Brasil há dois sistemas de saúde.

O sistema para aqueles que podem pagar, como é o caso de Luiz Inácio Lula da Silva, a tecnologia média é tão ou mais avançada que nos países do primeiro mundo. Se optasse por se tratar nos Estados Unidos Luiz Inácio Lula da Silva talvez não tivesse o tratamento da qualidade que está recebendo no  Brasil e com a atenção que está recebendo da competente equipe médica que o atende.

Já o Brasil do povo é outro. O Brasil dos que dependem do SUS é muito diferente do Brasil em que Luiz Inácio Lula da Silva vive.

No Brasil do SUS o paciente espera meses para ser atendido. Nunca, no Brasil do SUS, Luiz Inácio Lula da Silva iria iniciar seu tratamento de combate ao câncer no dia seguinte ao seu diagnóstico.

No Brasil do SUS provávelmente até Luiz Inácio Lula da Silva estaria esperando até hoje pela primeira aplicação de quimioterapia.

No Brasil do SUS Luiz Inácio Lula da Silva não receberia aplicações por meio de um catéter em sua própria casa.

Depois de nove anos de governo petralha continuamos vivendo em dois Brasis. O Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva onde a medicina é tão ou mais avançada do mundo, onde a lei não se aplica aos governantes e poderosos, onde os impostos pagos pela população servem para aumentar a fortuna dos governantes.

No outro Brasil, da população que contribui com seu trabalho e sacrifício para o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva, pessoas morrem nas filas do SUS sem atendimento.

Esta é a justiça social do PT.

Nenhum comentário: