terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Direito de Dizer Não

A desobediência civil é uma atitude política, organizada e não violenta que consiste no descumprimento de leis consideradas injustas ou contrárias a dignidade do cidadão. Um dos formuladores foi o escritor norte-americano Henry David Thoreau, autor do livro Desobediência Civil, escrito em 1847 na prisão. O livro de Thoreau inspirou a ação do líder pacifista Mahatma Gandhi que conseguiu articular a libertação da Índia do Império Britânico por meio de greves e não pagamento de impostos e pelo boicote de produtos ingleses.

Nós hoje também temos a disposição alguma ações de desobediência civil que podem ser adotadas em favor da ética, da honestidade e da moral por parte dos nossos governantes e parlamentares.

O boicote aos postos de bandeira da BR (Petrobrás). Esta é uma forma pacífica de demonstrarmos nossa insatisfação com o estado de coisas no Brasil hoje.

A medida que o povo seja conscientizado da necessidade de uma ação mais enérgica a favor do Brasil e de seu povo outras ações poderão ser tomadas.

Este é um espaço para a discussão de idéias por um Brasil melhor.

2 comentários:

Cachorro Louco disse...

Laguardia ,boanoite .Acho que o primeiro caminho a ser seguido é a desobediencia civil ,pois evita derramamento de sangue ,e faz com que os governantes tenham idéia clara dos sentimentos do povo.Talvez funcione no país .Mas se não funcionar a solução é imitar Honduras .Abraços

P.S. Ainda não vejo a barra lateral,mesmo entrando por outros blogs

Jurema Cappelletti disse...

O problema, Laguardia, é convencer as pessoas da importância deste comportamento. Há horas em que sinto verdadeiro desespero pelo vontade de sair pela rua distribuindo panfletos, falando com todos, ou até mesmo fazendo 'ponto' em postos da Petrobrás.

Mas uma coisa já decidi. Quando for lançado o filme oom a vida de LUís Inácio, vou escolher cada dia um cinema = de segunda a sexta = para ficar na porta e distribuir algumas "informações".

Ju