sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fanatismo

Tenho pensado nas intervenções de anônimos aqui neste Blog e em outros. Não nas intervenções em que há argumentos e idéias divergentes, o que é normal, aceitável e até saudável.
.
O que preocupa são as intervenções de fanáticos, que sem argumentos, apelam para baixarias, insultos e agressões.
.
Em geral esta pessoas sofrem de problemas de ordem psicológica. Tem um grande complexo de inferioridade, se sentem desprezadas pelo mundo, acreditam que sua vida é infeliz por serem perseguidas. Não conseguem enxergar que com esforço e trabalho podem conquistar algo na vida, não aprendem com os erros e fracassos e consideram que sempre há algum culpado por seus insucessos.
.
Vez por outra estas pessoas se espelham em um líder, que tal como eles sofre dos mesmos transtornos mentais e que por uma série de motivos adquirem muito poder.
.
Na Alemanha nazista, Adolf Hitler, que de homem simples chegou ao ápice do poder na Alemanha. Logo encontraram os culpados por tudo o que lhes ocorria de errado na vida. Os judeus. Travaram então uma guerra para exterminar os que acreditavam ser os responsáveis por todas as suas desgraça, atacavam, matavam, torturavam outros seres humanos que nunca tinha visto na vida só por serem judeus. Só por terem um pensamento religioso e cultural diferente do deles.
.
Desenvolveram teorias para justificar seu ódio insano. Mesmo os não judeus que se opunham as suas idéias deveriam ser exterminados.
.
Aqui no Brasil surgiu uma massa de fanáticos do lulo petismo. Anônimos ou não que se sentem discriminados, perseguidos e que procuram um culpado por seus males. Se espelharam em Lula, vêem nele um homem, que como eles era perseguido, que como eles era um fracassado, não por culpa dele, mas de alguém que o perseguia, e que conseguiu chegar a presidência da república.
.
Mas a chegada de Lula ao poder não resolveu, logicamente, os transtornos mentais nem trouxe a felicidade a estas pessoas. Alguém continuava os perseguindo. Se o endeusamento de Lula não trouxe a felicidade é porque seus perseguidores ainda agem nos bastidores. Devem ser eliminados.
.
Como identificá-los? Qualquer pessoa que critique o governo Lula é o inimigo oculto. Deve ser atacado, agredido, calado, eliminado.
.
Não chegamos ainda ao ponto em que chegou a Alemanha, mas temos que cuidar. Isto não pode se repetir no Brasil.
.
Este fanatismo não ocorre apenas na área política, acontece também com religião, onde os que tem uma religião diferente da minha tem que ser atacados, eliminados. Não podemos aceitar a diversidade.
.
Acontece com a intolerância racial, intolerância sexual e qualquer outro tipo de intolerância.
.
Precisamos ficar alertas quanto ao crescimento do fanatismo. Precisamos providenciar para que estes males sejam tratados, que estas pessoas recebam ajuda. Não podemos permitir que milhões de pessoas venham a sofrer devido a distúrbios mentais de uma minoria.
.
E sobretudo, tomar cuidado que nós também não nos tornemos fanáticos. Temos que aprender a usar a razão, ser tolerantes, respeitar e aceitar como normal e saudável a existência de pensamentos, costumes e culturas diferentes.

3 comentários:

Achmed disse...

Laguardia,

Infelizmente tenho notado que esse patrulhamento tem se avolumado não só no seu, mas em muitos blogs.

Até mesmo na Folha, que prima pelo temor aos petralhas, a quantidade de noticias abertas aos comentários diminuiram muito, provavelmente para afastar essa horda que com certeza deve aumentar muito até o final do ano.

Só discordo com vc. num ponto: essa gentalha não é movida pelo fanatismo ideológico. Na verdade eles são pagos, direta ou indiretamente para exercer esse patrulhamento, de casa, das repartições públicas (federais) ou sindicatos, e sua motivação é puramente financeira.

São os neobobos que se imiscuiram no poder e agora tentam com todas as forças manter seu status, eternizando no poder essa corja do pt.

Ricardo Froes disse...

Assino embaixo o que disse Achmed.

Um exemplo é o blog da Dilma, cuja editora é uma tal de Jussara Seixas, analfabeta de pai e mãe, mas que, mediante um pixulé do PT, se presta ao papel de boi de piranha.

Conheço Jussara de outros carnavais, como o da campanha da reeleição do apedeuta em 2006, e tenho certeza absoluta, de fonte limpíssima, que ela é contratada mesmo.

Aliás, esse blog dela é completamente ilegal e imoral.

Pintou sujeira, pintou PT.

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Perfeito amigo Laguardia.