segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A Vião do Leitor

Blogger Ricardo Froes disse...

Quem será o nosso Winston?
Em um comentário, Rodrigo Constantino aconselha que se leia “1984” de George Orwell, uma ficção publicada em 1949, que mostra o dia-a-dia de um cidadão que vive em um regime político totalitário e repressivo no ano de 1984.

O tal cidadão, um patético Winston, se não me engano, trabalha na propaganda do governo como falsificador de documentos e de literatura, para que o regime nunca pareça errar. O livro mostra a intensa fiscalização, interferência e invasão do governo na vida particular dos cidadãos – cada casa tem a sua “teletela” que divulga constantes mensagens do “Grande Irmão” (“Big Brother”).

Winston, então, cada vez mais cansado da sua vida de instrumento de um sitema, afinal acorda da pasmaceira e inicia uma revolta. Mas este não é o ponto. O interessante é observar que o atual governo de Lula cada vez mais se aproxima à descrição dos mandos e desmandos da oligarquia imaginada por Orwell no livro.

Segundo o próprio Orwell, o livro é “uma mostra das perversões que já foram parcialmente realizadas pelo comunismo e fascismo”.

Se depender de Lula – que não leu o livro –, de Dilma e dessa nova oligarquia que usurpou o poder em todas as esferas, vamos ter uma nova edição de “1984”, revista e adaptada pelos petralhas, cujo prefácio é o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 e na orelha vem o Programa do PT. É repetitivo assim mesmo.

Mas quem será o nosso Winston?

2 comentários:

Wilma Rejane disse...

Querido Laguardia!

Passei para sauda-lo com as boas vindas da UBE: seja bem vindo!

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Ah!

Voltei para dizer que amei a contagem regressiva: "Adeus Lula e PT".

Vamos em frente!