segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Papel aceita tudo. E a internet?


Há um ditado popular que diz “Papel aceita tudo”. Com o avanço da tecnologia este dito deve ser também atualizado. Além do papel, a Internet também aceita tudo.


A internet veio abrir nossos horizontes. Temos ao nosso dispor um sem número de informações que antes não estavam ao nosso alcance. Trouxe-nos a liberdade de, através das redes sociais, de colocarmos nossos pensamentos e ideias visíveis a um número incontável de pessoas para que possam ser debatidas livremente.

No entanto, esta liberdade traz consigo enorme responsabilidade.

A internet deve ser utilizada com ética, respeito com ideias contrárias às nossas e, sobretudo com honestidade intelectual.

A internet não é um lugar onde possamos postar livremente nossos achismos, nossos preconceitos, os “ouvir dizer”.

Antes de postarmos qualquer coisa na rede social, temos que pesquisar a veracidade e a honestidade do que estamos dizendo.  

Lembro-me de alguns tempos atrás ter circulado por e-mails uma notícia de que os livros didáticos de geografia nos Estados Unidos apresentavam a Amazônia como sendo território americano. Estes e-mails causaram muita revolta e indignação. Pouco tempo depois ficou comprovada que era uma grosseira falsificação, uma montagem que nem de longe se aproximava da realidade.

No entanto, por falta de espírito crítico e até mesmo de curiosidade, ou na pior das hipóteses, preguiça mental, muitas pessoas ingenuamente acreditaram na mentira.

Agora, circula na web, outro e-mail, também grosseiramente falso, redigido por pessoas sem desonestas e sem conhecimento, sobre o assunto nióbio. Inicialmente parecem querer atingir o governo lulo petista.

Todos conhecem a posição deste blog em relação ao governo mais corrupto, demagógico e antiético que jamais tivemos em nossa história. Mas para combate-lo não vamos nos utilizar de argumentos falsos, de mentiras e enganações. Não vamos nos nivelar ao rés de chão para nos livrarmos desta ditadura socialista que se avizinha.

Afinal de contas os fins não justificam os meios.

No próximo post vamos abordar a questão do nióbio estabelecendo a verdade.

Nenhum comentário: