quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Socialismo X Capitalismo - Uma comparação - Coréias

É até covardia se fazer uma comparação entre países que adotam o socialismo e o capitalismo. O problema é que no Brasil muita gente, inclusive governantes como a presidente da república, acham que o socialismo é um regime que privilegia o povo e que portanto deve ser implantado no Brasil.

Como um primeiro exemplo vamos usar as duas Coréias hoje existentes.

A Coréia foi dividida entre Norte e Sul em 1945 no fim da Segunda Guerra mundial, com a derrota do Japão que ocupava a península. Portanto, os dois países saiam em condições de igualdade.

A Coréia do Norte adotou como regime o socialismo, já a Coréia do Sul adotou o capitalismo.

Para encurtar a conversa a situação das duas hoje é a seguinte:

Produto Interno Bruto per capta da Coréia do Norte - U$ 1.800,00

Produto Interno Bruto per capta da Coréia do Sul - US$ 27.692,00

Ou seja, o PIB per capta da Coréia do Sul é 15 vezes maior do que a da socialista Coréia do Norte.

Com relação ao Índice de desenvolvimento humano.


A Coréia do Norte ocupa o 75o. lugar no mundo, com um IDH de 0,766


Já a Coréia do Sul ocupa o 12o. lugar no mundo com um IDH de 0,877, maior inclusive do que o do Brasil.


Não precisa falar mais nada. O socialismo é um desastre em qualquer país em que é implantado.

5 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Repassando para o Laguardia:

OH que beleza!

Até que enfim apareceu uma liderança mundial, capaz de negociar com o Hamás, com o Hisbollah,com os muçulmanos e vai conseguir internacionalizar Jerusalém, transformando-a num templo sagrado de todas religiões.

Quanta proeza para uma senhora presidentA do Brasil!

Att. Madeiro

Anônimo disse...

Acontece que as lideranças da esquerda usam a tática de manipular as massas para tomar o poder e, em seguida, se tornam uma nova e despótica classe dominante, que nunca mais larga o poder. Toda a eficiência consiste em encarnar os ideais coletivos de igualdade, fazendo-se passar por amigos dos pobres e oprimidos.
Qualquer país socialista tem uma pirâmide social larga na base e estreitíssima no topo, diferindo dos países capitalistas somente no nome.
Os bens são estatizados mas o Estado se torna propriedade privada de um partido único. Logo, há apropriação de riquezas por uma elite como em qualquer outro país.

Anônimo disse...

Faltou falar no artigo da concentração de poder e de renda nas mãos da classe dominante, composta por líderes de partido, sindicais etc. que se apropriam do poder nesses países.

Meu Dia a d disse...

Se tu não fosse tão ignorante, saberia que não podemos comparar o socialismo com o capitalismo desse modo. O socialismo não visa uma riqueza em dinheiro, e sim, uma riqueza para seu povo todo, com um sistema educacional impecável e um centro de saúde publica igualmente impecável. Prova disso é que Cuba tem 99,8 % da população alfabetizada e tem o melhor centro de Saúde pública das américas. E do que adianta o PIB da coréia do Sul Ser alto Se a riqueza ta concentrada em apensS uma parte da população enquanto algunS continuam vivendo na miSéria. Então fica a dica, antes de criticar um SISTEMA procura te informar, um texto bem ruinzinho.

Anônimo disse...

Se o pobre diabo do "Meu dia a D" não fosse tão ignorante (e mal intencionado) saberia que a maldição vai muito além da pobreza. Os socialistas atiram para matar em qualquer coisa que ouse tentar deixar o país sem autorização do governo. Mas ninguém foge da Coreia do Sul para a Coreia do Norte.Qual seria a razão? Basta comparar as duas Alemanhas. Milhares de alemães orientais morreram ou foram presos por tentarem chegar ao lado ocidental. Andreas Kieling, apresentador do Wild Germany, levou um tiro nas costas enquanto tentava sair de Tchecoeslováquia nadando pelo Danúbio, e ele só tinha dezesseis anos. Os socialistas matam gente pobre e apolítica apenas por tentarem fugir da escravidão. Na Alemanha Oriental não faltavam escolas ou hospitais, mas o máximo que um alemão oriental podia conseguir era, em 1990, um carro projetado em 1957 com motor de 26 HP. Como um país habitado por alemães pode ser tão atrasado? Simples: SOCIALISMO.
Não é da conta do governo se eu quero um carro do qual não necessito, o dinheiro é meu, não é do partido e se eu quiser gasto com putas, com carros, com cocaína ou armas. É meu.
E Cuba é 90% propaganda. Se são tão estudados, como é que não podem criar partidos e dependem de fábricas de charutos roubadas? (da mesma forma que os nazistas roubavam quadros, Fidel roubou fábricas de charutos - produto bem capitalista, por sinal) E os milhares que fugiram para Miami? E os muitos que fugiram mas nunca chegaram por terem morrido ou por terem sido presos?