quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alternativa às sacolinhas, ecobag contém bactérias e fungos

Bactérias e fungos podem pegar carona, junto com as compras do mês, nas sacolas retornáveis usadas para transportar as compras de supermercado.

Um teste encomendado pela Folha ao laboratório de análises biológicas SFDK, em São Paulo, obteve a contagem de micro-organismos e, entre eles, bolores, coliformes e salmonela, em cem sacolas de consumidores de São Paulo. Eles foram contatados pelo Datafolha, que pediu a cada um a sacola mais usada para transportar as compras. Fonte: Folha.com.

Comerciantes de São Paulo e de Belo Horizonte, bem como os governos municipais destas capitais, juntamente com o Ministério Público estão se lixando para o bem estar da população.

O acordo e a lei sobre as sacolinhas só tem como objetivo aumentar o lucro dos comerciantes e onerar ainda mais o consumidor.

Os governos se esquivam, com esta medida, de investir num sistema eficaz de tratamento do lixo urbano. O problema da poluição não foi eliminado com esta decisão.

Produtos mais poluentes continuam infectando o planeta sem que as autoridade tomem qualquer providência, simplesmente porque as providências a serem tomadas, apesar de beneficiar a população, não trariam benefícios econômicos para os comerciantes.

É o caso das garrafas PET, das fraldas descartáveis, das embalagens de isopor e todas as demais embalagens plásticas utilizadas nos estabelecimentos comerciais.

Não podemos mais ficar impassíveis enquanto somos explorados por comerciantes sem princípios e autoridades que se vendem a qualquer preço.   

Nenhum comentário: