terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Visão do Leitor

Ricardo Froes disse...

Laguardia:

Não concordo quando você parte da premissa que “o Espiritismo, o Candomblé ou algumas práticas da Igreja Católica ou mesmo de outras Igrejas Evangélicas são erradas e desagradáveis aos olhos de Deus”. E estou muito a cavaleiro para discordar de você porque nenhuma religião me interessa a ponto de defendê-la. Minha atitude quanto a todas sempre foi e sempre será crítica, mas tolerante no sentido das escolhas pessoais. Eu nunca consegui entender como alguém pode acreditar em dogmas, mas defendo o direito de cada um acreditar.

Até onde eu entendo o Cristianismo, tenho certeza que os seus adeptos deveriam pregar a tolerância, mesmo com as outras gentes de outros credos. No Sermão da Montanha Jesus diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mat 5:3). Não estará Jesus se referindo aos que acreditam em outras crenças, em vez do que quer nos fazer entender a moderna interpretação que mudou até a tradução original da Bíblia de “os pobres de espírito” para “os humildes de espírito”, eufemismo usado para tentar distorcer o verdadeiro sentido da frase?

A intolerância religiosa, ao sair dos limites da própria religião que a pratica, é inaceitável. Em termos de fé, não há uma verdade única. Qualquer fé - e até a minha não-fé - é a verdade de cada um e que tem que ser aceita por todos os cristãos de boa vontade. “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade.” (I Pedro 5:2).

E não se esqueça que os “olhos de Deus” que você citou no post enxergam através dos seus que, como homem e falível, podem ser suscetíveis a distorções de ótica.

.

Ricardo Froes, o que eu defendo é a liberdade de qualquer um expressar a sua opinião. Logicamente com respeito e tolerância. Talvez tenha me expressado mal e se foi assim que me desculpe. Sou contra a intolerância religiosa, mas sou a favor de qualquer um ter a liberdade de fazer proselitismo da sua.

O amor de Deus é extensivo a todos indistintamente. No cristianismo não há espaço para intolerância seja ela qual for, só há espaço para o amor e nunca podemos nos esquecer que Deus nos aceita como somos.

2 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

"O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão."

Martin Luther King
.
Queria dizer mais algo:

Quando vejo um dos muitos Chamados aos Cristãos, não me oponho a quem chama, mas sim a estes Cristãos que nunca respondem ao chamado.
A vida Real não é igual ao conto to de fadas da adolescência regada à "Malhação", Big Brother, Funk e ademais. Pois é bem vindos à VIDA!
Eu lhes digo "pra facilitar":
Compare-se ao Islã (nossa que absurdo!!!!) veja como eles tratam a Religião e principalmente os COSTUMES.
Exemplo, não frequento nenhuma Igreja em especial, mas vos digo que ser Cristão é muito mais do que isso. É se apegar em toda a formação de nossa cultura ocidental Judaico-Cristã.
Isso é claro e inequívoco.
Assim, quando pessoas idôneas e probas como o Amigo Laguardia faz um chamado, eu sempre compareço, pois eu sei bem quais valores ele comunga comigo.
E seria bom que as pessoas viéssem a essse chamado para viver realmente como Cristão, e não como as mutações e aberrações que estamos vendo em anos de Lulismo.
Parabéns pelo post grande Amigo!

Carlos: disse...

O blog de la guardia como sempre de parabéns pelo seu conteúdo importante e real.