sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ações demagógicas nunca deram certo

FEIRA DE SANTANA, Bahia - Apenas seis meses depois de entregues as chaves, o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de baixa renda tornou-se uma espécie de assentamento urbano com comércio ilegal de apartamentos e abandono dos imóveis por falta de pagamento das prestações de R$ 50, colocando em xeque o programa xodó da presidente Dilma Rousseff. Fonte: Estadão

Entre os beneficiários do Bolsa Família o índice de rotatividade em emprego é maior do que a média brasileira. Estes beneficiários tendem a ficar menos tempo em empregos formais. Um programa que deveria ser melhor administrado só serve mesmo para angariar votos para aqueles que estão hoje no poder.

O mesmo está ocorrendo com os beneficiários do Minha Casa Minha Vida. Pessoas que preferem vender ilegalmente suas residências financiadas pelo programa por diversos motivos - Ganhar um dinheiro extra com a venda do apartamento ou casa financiada para continuar morando onde sempre moraram, por falta de recursos para pagar a mensalidade e outros motivos.
O governo federal pensando apenas em garantir votos para se manter no poder não se preocupa em desenvolver um programa realmente eficaz para melhorar as condições de moradia.

Não basta ter a casa. É necessário que na localidade em que a moradia foi construída há necessidade de se prover a região com saneamento, água, luz, segurança, transporte público de qualidade.
Não basta a foto de uma casa muito bonita se na região não há os equipamentos urbanos mínimos necessários nem infra-estrutura para que o trabalhador possa ir e voltar do trabalho com dignidade.

A demagogia, na verdade é uma mentira, e como tal tem perna curta. 

Nenhum comentário: