domingo, 16 de janeiro de 2011

A Visão do Leitor

Tragédia

O Brasil e o mundo assistem atônitos ao Rio sucumbir debaixo dágua. 

Cidades inteiras são arrastadas e tudo vira lama na região Serrana. 

O que as tragédias deste ano tem em comum com as do ano passado em Angra dos Reis, Ilha Grande e Niterói? 

O mesmo cenário e os mesmos políticos que continuam omissos. 

A presidente da República irá telefonar para o governador do Estado do Rio, que irá ligar para os prefeitos das cidades atingidas e esses irão ligar para os comandantes da Defesa Civil, todos se colocando à disposição... 

O Ministro da defesa, vestido a caráter, de boné e a mesma pose de sempre, irá sobrevoar o local e fará um relatório para a presidente (o relatório está pronto, é só ele mudar o endereço). 

Alguns recursos serão disponibilizados para os primeiros socorros. O FGTS e o bolsa família serão liberados para as vítimas, o povo vai se unir em uma corrente solidária que causará arrepios e muita emoção... 

Tudo isso com a cobertura da imprensa nacional que montará acampamento no local do desastre. Alguns darão entrevistas para a Fátima Bernardes que, de bota e capa de chuva com a marca da Globo, visitará as famílias amparadas por pastores evangélicos que acreditam ter chegado a hora do retorno de Jesus, certos de que tudo indica o fim dos tempos. 

A Ana Paula Padrão e a Ticiana Vilas Boas desta vez irão para o Rio cobrir os acontecimentos ao vivo, dando mais realismo ao trágico episódio. 

A presidente Dilma fará uma visita aos prefeitos das cidades atingidas, junto com o governador Sérgio Cabral e ambos com cara de pesar e, talvez, um choro artístico, darão entrevistas. 

Quietinhos e fingindo de mortos permanecerão os deputados e senadores, isso não é problema deles. 

E, dentro de 21 dias, ninguém mais vai se lembrar desta catástrofe que não é natural, mas política, naquilo que ela deveria se prestar. 

Este é o país dos improvisos, da falta de profissionalismo na gestão pública, da incapacidade de lidar com contingências e sobretudo planejamento urbano. 

Continuamos enxugando gelo com o mesmo amadorismo de sempre.

José Aparecido Ribeiro
Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: