quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil - Campeão Mundial em Taxa de Juros

A elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic, para 11,25% ao ano fez o Brasil ‘disparar’ no ranking mundial dos juros reais (medida que desconta a inflação). Segundo levantamento da Cruzeiro do Sul Corretora, a taxa subiu para 5,5%, ante 1,9% da Austrália, a segunda colocada. A tabela também mostra que a maior parte dos países tem hoje juros reais negativos.  Fonte: Veja

O Brasil é campeão em diversas coisas das quais nos orgulhamos e muito. Nos esportes por exemplo, em suas belezas naturais, no povo amigo e hospitaleiro. Poderíamos ficar horas discorrendo sobre as coisas boas em que somos campeões.

Infelizmente em algumas o título de campeão não nos orgulha. Por exemplo sermos os campeões em taxa de juros. Pagamos os juros mais altos do mundo.
Sermos um dos primeiros colocados em impostos. Pagamos impostos comparáveis aos pagos no primeiro mundo como na Inglaterra, por exemplo e pagamos mais impostos do que o cidadão canadense, norte-americano etc.

O pior de tudo é que os impostos que pagamos não se traduzem em benefícios para o cidadão. Se traduzem em benefícios para nossos políticos e governantes.
É um absurdo que governadores de estado tenham pensão vitalícia depois até de alguns dias de mandato.

É uma vergonha o que gastamos com a manutenção de nossos parlamentares.
Quando é que vamos ter a coragem de reformar tudo isto?

Um comentário:

Anônimo disse...

Economistas ortodoxos, no trato c/a inflação - apenas - sobem os juros...Seria essa a economia, financeira, ou estritamente monetarista, ou ainda embasada no imediatismo de um único vetor(aqui vale o reforço do parafraseado)o freio da demanda do "vil metal"através da elevação do seu próprio custo...Entretanto a economia do bem, a social, pensaria em mui outras componentes:elevação da produtividade, acreção de valores agregados,diminuição de taxas & impostos para produtos importados, maior e melhor ampliação da distribuição de renda, inclusive pagando maiores salários na base dos aposentados etc, etc, e etc...No mais, "tudo bem"!