quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Considerações sobre o Fanatismo

Uma das piores pragas que tem assolado a humanidade em todos os tempos é o fanatismo.

O fanatismo cega e embota o pensamento das pessoas e pode contaminar até nações inteiras.

Um tipo de fanatismo que temos entre nós é o fanatismo envolvendo torcidas de times de futebol, onde até assassinatos são cometidos em nome do amor ao time do coração. como

O fanatismo religioso é outro que leva a intolerância, a agressividade, a morte e destruição como temos visto na Irlanda do Norte e entre muçulmanos e não muçulmanos.
Mas há um fanatismo ainda pior que vem aumentando pouco a pouco entre nós, é o fanatismo político. Exemplos recentes deste tipo de fanatismos que conduzira a morte de milhões de pessoas são os da Alemanha Nazista e do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

O fanatismo nazista, em que o povo alemão endeusava a figura de Adolf Hitler, levou a morte de milhões de pessoas e principalmente de judeus nos campos de concentração.
O fanatismo nacionalista do povo japonês que considerava o imperador como sendo um deus, levou aquela nação a uma guerra que causou morte sofrimento a milhões de pessoas.

O fim da guerra não significou o fim do fanatismo, infelizmente.
O que mais me preocupa neste momento é o crescente fanatismo de esquerda no Brasil. O fanatismo daqueles que endeusam a figura de Luiz Inácio Lula da Silva e o petismo. 

O estabelecimento de uma estrutura de propaganda do governo similar ao montada na Alemanha Nazista e a ameaça de controle da imprensa, como se fazia nos regimes nazi-fascista e hoje se faz nos regimes socialistas cubanos e norte coreanos, alimentam cada vez mais este fanatismo cego.
O fanático já não pensa. Passa por uma lavagem cerebral onde os maiores absurdos são irrelevantes, onde a única verdade é a que sai da boca do chefe supremo, onde vêem um inimigo mortal em cada um que ousa discordar da linha traçada pelo chefe.

Estamos encontrando cada vez mais este tipo de fanático, que por não pensar, não apresenta argumentos, apenas agride.
Todo o cuidado é pouco para que não nos contaminemos com este tipo de fanatismo. Na história de nosso mundo temos visto que o fanatismo só tem provocado morte, sofrimento e destruição.
Se não combatermos esta praga que agora se alastra pelo Brasil as conseqüências serão terríveis para todos nós.

 

Nenhum comentário: