quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O conto do vigário das novas universidades

Acima, o terreno comprado pelo Ministério da Educação para o campus da universidade federal em Osasco, São Paulo, hoje depósito de lixo. No detalhe, o ex-presidente Lula, em 2008, no lançamento da pedra fundamental da universidade, quando plantou uma muda de jequitibá

Na campanha eleitoral, com a finalidade de manter o poder e de eleger o seu poste, Luiz Inácio Lula da Silva usou e abusou da propaganda ao dizer que nunca na história deste país um governo criou tantas universidades e principalmente um governo encabeçado por um semi-analfabeto metalúrgico.

Demagogia pura. Hoje sabemos que, como muitas outras coisas ditas na campanha eleitoral, tudo não passava de propaganda enganosa, como por exemplo a Universidade Federal de Osasco, foto acima.
A Universidade Federal de Osasco vai começar a funcionar agora em Março nas instalações da universidade municipal. Três dos quatro cursos oferecidos pela nova universidade federal já são ministrados pela antiga universidade municipal.

Das 14 universidades que Lula diz ter inaugurado, 10 eram polos federais já existentes e que foram elevados a condição de universidades. Eram faculdades ou centros universitários transformados em universidades.
O gráfico acima demonstra que houve um explosão no número de alunos matriculados nas universidades. No entanto o que mais interessa é a qualidade da mão de obra formada por estas universidades e a quantidade de alunos formados.

Hoje já vivemos no Brasil um apagão de mão de obra especializada que certamente ameaça o nosso crescimento econômico e industrial. Fala-se inclusive em importação de mão de obra, apesar de termos milhares de desempregados ou sub-empregados no Brasil.

Infelizmente os governos federais não deram a devida atenção a formação profissional no Brasil, e como sabemos o governo anterior era muito bom em sua propaganda demagógica, que não levou a nada a não ser a manutenção no poder daqueles que só se interessam em se beneficiar a si próprios em detrimento a população

Quando examinamos o mapa do resultado das eleições de 2010, salta aos olhos o fato de que o atual governo ganhou nas áreas em que o sistema educacional é mais deficiente. Portanto não há nenhum interesse do governo anterior, ou deste governo, fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de ensino no Brasil.

Nenhum comentário: