domingo, 30 de janeiro de 2011

Laguardia,

Gostaria de saber sua opinião,os libertários e anarquistas muitas vezes se dizem de direita(?!)mas esse tipo de visão pode ser visto como direita?

Marcelo, não sou um cientista político nem um grande entendedor do que seja na realidade o anarquismo. Tenho a visão talvez errada, de que o anarquista é aquele que não quer se submeter a autoridade.

Como para mim este é um campo desconhecido, vou colocar aqui em debate a ideia do que seja ser de direita buscando opiniões suas e de demais leitores sobre o assunto.

Para mim ser de direita significa ter um estado focado no bem estar social, um estado constantemente em busca da justiça social. Por este motivo o estado não pode empenhar seus esforços e recursos em administrar empresas, ou se empenhar e desenvolver programas que os governantes acreditem ser o melhor para o povo, por exemplo ter uma economia planificada ao ponto do estado determinar quantos engenheiros ou dentistas se formarão nos próximos cinco anos.

Se de direita é acreditar que o mercado dita o futuro da economia. Neste sentido, o estado entra como fiscalizador do mercado, impedindo a formação de cartéis, monopólios etc. Entra como garantidor da livre concorrência.

O estado Brasileiro, por exemplo, dono da Petrobrás, não tem como fiscalizar a Petrobrás com relação ao cumprimento de leis. Acabará fazendo vistas grossas ou legislando tendo em mente não o povo, mas nos interesses da empresa que possui. Isto é haverá conflito de interesses.

Na minha opinião teve haver um tripé que se controla mutuamente. Estado, Iniciativa Privada e Organizações Sindicais ou órgãos da sociedade. O estado fiscaliza e controla a economia privada, que também é controlada e fiscalizada pela sociedade organizada (sindicatos por exemplo). A sociedade organizada fiscaliza e controla as ações do governo. O economia privada por sua vez também fiscaliza o estado, principalmente no que se refere a aplicação de impostos pagos.

Em resumo o governo deve ser enxuto, mas competente para cumprir seu papel social. Se o nosso governo estivesse cumprindo sua responsabilidade social e não preocupado e despendendo esforços com o pré-sal, ou como vai ser distribuído o lucro da Petrobrás daqui a 15 anos com o pré-sal, tantas vidas não teriam sido perdidas agora no Rio de Janeiro, pois o governo, focado no bem estar da população, já teria tomado as medidas necessárias para evitar aquela tragédia.

Como você pode notar não sou um bom escritor e tenho dificuldade de sintetizar minhas ideias. Mas o debate está aberto. Vamos ouvir outras opiniões.

 

Nenhum comentário: