segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Política de Direitos Humanos

No passado a política de direitos humanos adotada pelo governo lulo petista era movida mais por interesses ideológicos de esquerda. Nunca demonstraram uma real procupação com direitos humanos.

Exemplos são muitos e vamos abordar alguns:
1. O desprezo com que o então presidente da república tratou os presos políticos em Cuba, comparando estes heróis cubanos com presos comuns no Brasil. Sua declaração de que o governo cubano estava agindo de acordo com a lei cubana, sem se importar se esta lei feria ou não os direitos humanos dos cidadãos daquele país.

Luiz Inácio Lula da Silva não moveu uma palha para influenciar seus amigos cubanos a adotarem uma política mais humana e mais democrática em relação aos opositores do regime opressor cubano.
2. O tratamento que foi dado aos boxeadores cubanos durante os jogos Pan Americanos que pediram exilo ao Brasil e que foram presos e extraditados de volta para Cuba rapidamente em um avião venezuelano sem que tivessem o direito de apelar para a justiça brasileira.

3. A atitude de defesa que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez em favor do governo ditatorial do Irã, criticando os oposicionistas, comparando os conflitos em oposicionistas e governistas com uma briga de torcida de futebol.
4. O Brasil nada fez para condenar Hugo Chávez em suas investidas contra a democracia na Venezuela e seus atos contra a imprensa livre. Nada fez para condenar as ações tomadas por Hugo Chávez contra a oposição.

5. No caso de Honduras o governo brasileiro fez questão de ignorar a legislação hondurenha, a decisão da justiça de Honduras. Até hoje o Brasil não reconhece a decisão soberana do povo hondurenho que escolheu novo presidente em eleições livres e democráticas.

6. O apoio do Brasil ao programa nuclear iraniano que tem constantemente ameaçado varrer Israel do mapa.
Esperamos que o governo Dilma tenha mais responsabilidade no trato da questão de direitos humanos, tanto na política interna quanto externa.

Nenhum comentário: