terça-feira, 22 de março de 2011

Desmistificando o Nióbio

Tem circulado na internet uma campanha batizada como "O Nióbio é Nosso".

Esta campanha é tão ridícula como as lançadas no passado, como a do "O Petróleo é Nosso" e a do "Minério não dá duas safras".  Ambas as campanhas causaram muito mal a economia brasileira e ao Brasil.
 
Agora apareceu a campanha "O Nióbio é Nosso" com base em informações falsas e fantasiosas.
 
Um dos argumentos utilizados nesta campanha é que 90% das reservas de nióbio se encontram no Brasil e que 100% das necessidades mundiais de Nióbio são supridas pelo Brasil através de duas empresas.
 
Em primeiro lugar é uma falácia se afirmar que 90% das reservas mundiais deste material se encontram no Brasil

O Nióbio é encontrado em várias partes do mundo. O Brasil fornece 85% das necessidades mundiais de nióbio. Por este motivo a exploração em outros locais se tornam economicamente inviável.

Há ocorrências importantes de nióbio no Gabão, (http://minerals.usgs.gov/minerals/pubs/country/2002/gbmyb02r.pdf), no Canadá, a Niobec, suore cerca de 15% das necessidades mundiais de nióbio (http://www.iamgold.com/English/Operations/Operating-Mines/Niobec-Niobium-Mine/default.aspx). Há ocorrências de niöbio na região da Columbia Britânica (http://www.commerceresources.com/s/NewsReleases.asp?ReportID=407459&_Type=News-Releases&_Title=Commerce-Resources-Corp.-Updates-Exploration-and-Development-Activities-at-...) bem como em outras regiões ( http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/cen-v044n043.p034a) O nióbio também é encontrado na Sibéria, em outros países da África e na Austrália.

No Brasil, além das reservas de Araxá e de Catalão existem importantes reservas na região amazônica.

As reservas de Araxá são suficientes para suprir a atual demanda mundial de nióbio pelos próximos 500 anos sendo que ao chegar a rocha fresca as reservas mais profundas medidas até agora suprem o mundo por outros 500 anos.

Portanto, grandes investimentos em outras minas de nióbio como no Gabão e na amazonia não seriam economicamente viáveis devido às dificuldades de logistica e o alto custo de extração e transporte naquelas condições existentes.

O outro fator a ser considerado é que outros materiais como o titânio e o vanádio também concorrem com o nióbio na fabricação de aços de alta qualidade.

Os patrocinadores da campanha 'O Nióbio é Nosso", agem  por pura ignorância sobre o assunto ou de má fé mesmo.

5 comentários:

Marc disse...

São aquelas patriotadas ridículas; então o minério de ferro é nosso, a cana é nossa, o vento é nosso, a corrupção é nossa e por aí vai.
Coisa de esquerdopata que nã tem o que fazer, pra variar.

Esther disse...

Claro!

Ser patriota é ter a medida exata de nossa insignificância!

É saber se apequenar.

É ridiculazar nosso País, povo e cultura.

É se apresentar para contribuir no que seja possível visando baixar ainda mais nossa auto estima.

É ser servil ao império do norte na esperança delirante de que seja "descoberto" e receba homenagens, ou simplesmente para ganhar o rótulo de brasileiro "circunstancial"

É se esmerar em provar "por a+b" que na verdade o Brasil e os brasileiros nada valem!!!!!!

Vc ainda vai se envergonhar de ser vc! Espero que vc seja apenas um ignorante mal informado, caso contrário vc não passa de uma criatura asquerosa que não merece se dizer brasileiro!

Danilo TR disse...

A ignorância é toda sua, seu babaquinha. A questão não é a veracidade sobre o percentual de reservas, mas sim a enorme discrepância entre o valor comercial bruto e o refinado vendido pelo Brasil.

Informe-se melhor antes de sair escrevendo qualquer merda na internet e alimentando de razão outros imbecis como você que gostam de criticar "pseudo-patriotas".

Você é um merda.

Anônimo disse...

Valor comercial bruto vendido pelo Brasil e o refinado vendido por outros países, é isso? Ou o refinado também é vendido pelo Brasil? Por favor, reformule a frase! Pois do jeito que tá, parece que o problema está só no "bruto".
Grato

Anônimo disse...

Coitados...direitistas tão ultrapassados quanto os esquerdistas! que página mais enviesada por coronelismo! Progresso, gente!!, progresso!!