terça-feira, 22 de março de 2011

A Visão do Leitor

Obama e as favelas


O frisson que a visita do Barack Obama, o homem "mais importante do mundo", está causando ao prestigiar as favelas cariocas serve para uma reflexão sobre a romantização de um tema que vem sendo negligenciado há décadas por governos. 


A visita deixa governador, prefeitos, políticos e intelectuais tupiniquins em estado de êxtase. Se Barack Obama que é "o cara" acha favela bonito, é porque elas são realmente uma atração turística e todo o mundo merece conhecer. 


Mas, pergunte a qualquer uma dessas pessoas se elas concordariam em viver em uma favela, no meio da desorganização, em barracos sem estrutura, expostos a riscos e sujeitos às imposições e governo de traficantes, por algumas horas apenas? É bem provável que nenhum cidadão minimamente sensato aceitaria mudar de endereçonha barbárie. Especialmente se ele morar na zona Sul e pertencer à classe dominante. 


Favelas deveriam ser motivo de vergonha nacional, e não ponto de visitação para lideres mundiais e artistas. 


Glamouriza-las, só piora o que parece já ser o fim para 52 milhões de pessoas que vivem nas mais de 22 mil favelas espalhadas pelo Brasil. 


Ninguém mora em favelas por opção, mas por falta dela. O fim das favelas precisa ser uma meta com data para ser cumprida.


José Aparecido RibeiroBelo Horizonte/MG

Nenhum comentário: