sábado, 12 de março de 2011

Brasil - país rico


Em meio às dificuldades do governo da presidente Dilma Rousseff em passar a faca nas despesas de custeio, Brasília é hoje vitrine de um fenômeno de gastança descontrolada: as dezenas de imóveis alugados fora da Esplanada dos Ministérios para acomodar o inchaço da máquina administrativa. Levantamento do Estado mostra que prédios e salas, só do primeiro escalão do Poder Executivo, pagam pelo menos R$ 9 milhões mensais de aluguel. A chamada "Esplanada oculta" custa, no mínimo, R$ 100 milhões por ano, dinheiro suficiente para construir cerca de 2.700 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. 


O inchaço ministerial começou no primeiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Ele recebeu 26 ministérios do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), mas entregou 37 à presidente Dilma - que pretende criar mais dois: o da Micro e Pequena Empresa e o da Infraestrutura Aeronáutica. Fonte: Esdadão

Esta ganância de manter o poder custe o que custar em detrimento ao bem estar do povo, levou o governo petista a criar milhares de novos cargos e dezenas de novos ministérios. 

Afinal de contas o mensalão só não foi suficiente para garantir a eleição de Dilma Rousseff. Foi necessário que se formassem alianças políticas a troco de cargos no governo.

Como não existiam cargos suficientes para acomodar tanta gente, criaram novos cargos e ministérios. Também foram criados cargos nas estatais para acomodar sindicalistas, com a finalidade de que os mesmos não pressionassem a favor de maiores salários.

Além dos gastos com salários e infra estrutura dos novos ministérios era necessário se prover local físico onde os novos barnabés pudessem pendurar seus paletós e fazer de conta que estavam trabalhando.

Recursos que deveriam ser empregados em melhorias nas condições de saúde, de educação, na seguridade social, no transporte público, na melhora de nossas rodovias etc. estão sendo gastos para financiar um estado gigantesco e ineficiente que nenhum benefício trazem a população.

É hora de mudança. É hora de um estado mais enxuto e mais eficiente em prestar serviços de boa qualidade a população. 

Um comentário:

Esther disse...

Resultados. O Governo Petista produz resultados.
Faz o que tem que fazer, mesmo que os laguardias da vida critiquem e se julguem com capacidade para dizer como isso ou aquilo deve ser feito!
A estrutura administrativa e os burocratas necessários para atender o povo e "tocar" o Brasil é assunto de quem governa e tem o dever de produzir resultados; Se não resultar em ganho para a população brasileira aí sim a crítica terá razão de existir.
Até agora os resultados apresentados na fase petista do Brasil são no mínimo exuberantes! Então...