segunda-feira, 7 de março de 2011

Esta moda podia pegar no Brasil

Começa nesta segunda-feira o julgamento do ex-presidente francês Jacques Chirac, acusado de ter criado empregos fantasmas no período em que ele era prefeito de Paris, entre 1977 e 1995, ano em que assumiu a Presidência da França. 

Chirac, 78, faz parte de um grupo de réus que enfrenta acusações de desvio de dinheiro, abuso de confiança e conflito de interesses. Ele pode ser condenado a dez anos de prisão e multa de até 150 mil euros.  Fonte: Folha.com

Em que os franceses são melhores que os brasileiros? Por que os franceses valorizam mais o comportamento ético e honesto de seus governantes do que nós brasileiros?

Jacques Chirac vai a julgamento, e se culpado poderá ser condenado a dez anos de prisão por um crime tão comum entre os políticos brasileiros. A criação de empregos fantasmas e  o nepotismo está banalizado entre nós que já achamos este procedimento normal.

O desvio de dinheiro público também foi banalizado. Tanto que os réus que estão indo a julgamento por desvio de dinheiro do povo no caso do mensalão, são nomeados para altos cargos no governo e no Congresso Nacional.

Por que não nos indignamos? Por que não saímos as ruas em protesto? Por que aceitamos calados este roubo do bem público?

Por que os franceses não acham normal este tipo de comportamento dos políticos e nós sim?

Quando é que vamos reagir e tomar atitudes mais sérias para por um basta nesta situação?

Quando é que vamos lutar por um Brasil de que possamos nos orgulhar com políticos éticos e honestos?

Nenhum comentário: