sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cotas Raciais - Um absurdo


Transcrito de: Palmares (Jefferson Pita)

Democratizar o conhecimento pela qualidade do ensino público e não pelas Quotas

A sociedade globalizada não pode se dar ao luxo de manter o jogo do faz de conta. Precisa integrar a população marginalizada no universo dos consumidores de bens materiais e culturais. A trajetória passa necessariamente pelo ensino público de qualidade. A transformação ocorre na base, não no topo da pirâmide. Recorrer a artifícios só adia o ponto final da tragédia que se arrasta sem perspectivas de chegar ao fim. Movimentos sociais, organizações não governamentais e sociedade em geral devem reagir — pressionar o Estado a fazer a sua parte.

Bom ensino público não constitui novidade para o Brasil. Enquanto restringia o saber às elites, as escolas do governo ofereciam ensino que rivalizava com o dos países desenvolvidos. Só frequentava instituição privada o aluno incapaz de acompanhar as aulas nas públicas. Embora com atraso em relação às nações centrais, o país democratizou o acesso à escola na década de 70 do século passado. Mas não se preparou para democratizar o conhecimento. É hora de fazê-lo. Não por meio de quotas, mas de educação de ponta. "

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

Laguardia :esse negócio de cotas é muito preocupante.Tenho um filho adolescente que veio outro dia com a seguinte conversa : "É pai ,não vai dar pra fazer uma faculdade ,porque eu não sou negro ,não sou gay ,não sou índio ,tenho o corpo perfeito , enxergo muito bem ,e, então não tenho nenhum atributo que permita reservar uma vaga em faculdade pública ou em emprego público.Vou ter de ralar muito para conseguir fazer uma faculdadesinha particular ,pagar integralmente ,porque não tenho direito a bolsa ,e depois arrumar um empreguinho instável.Não sei o que será dad minha vida ."
É mole ?