quarta-feira, 30 de março de 2011

Eleição Indireta para "Representantes" do Povo

Com um placar apertado – 9 a 7— a comissão de reforma política do Senado aprovou o sistema eleitoral de lista fechada.
Trata-se de uma sistemática que retira do eleitor o direito de votar nos candidatos de sua preferência nas eleições para deputados –estadual e federal— e vereadores.
O cidadão fica obrigado a votar num partido político. Serão eleitos os candidatos levados a uma lista pela legenda, na ordem que ela indicar.
O número de eleitos de cada partido dependerá da quantidade de votos que a agremiação conseguir capturar na eleição.
O resultado foi uma vitória parcial do PT, maior defensor do voto em lista. O êxito é parcial porque a coisa precisa ser aprovada nos plenários da Câmara e do Senado. Fonte: Folha Online

Depois de lutar por eleições diretas para presidente da república, a esquerda brasileira, principalmente o PT dão uma volta de 180 graus e passam a defender eleição indireta para senadores, deputados e vereadores, no melhor estilo comunista cubano.

Nunca na história deste país houve uma tentativa tão descarada de se acabar com a democracia de uma penada só.

O voto em lista não é democrático e tira do eleitor o direito de escolher seus representantes. 

No Brasil onde não há ideologia partidária, onde os políticos mudam de partido a seu bel prazer, não há como votar em partido.

O sistema democrático exige voto distrital puro em que o eleitor possa cobrar do eleito a fidelidade ao eleitor e aos compromissos de campanha.

Voto em lista é mais uma forma de ditadura, de perpetuar no poder aqueles que se servem do povo em benefício próprio.

2 comentários:

Airton Leitão disse...

Depois que a comissão rejeitou a proposta do voto distrital misto, três senadores do PSDB se abstiveram de votar pelo "distritão", que poderia ser aprovado por 10 a 9, um sistema majoritário e que daria ao eleitor o direito de escolher o candidato de sua preferência. Essa lista fajuta vai ser estabelecida pelos partidos, Deus sabe como (e nós também).

Marc disse...

Esse assunto é tão sério, más tão sério, que deveria ser objeto de consulta popular. Se deixado nas mãos da corja, vai dar em desastre.
E o povo completamente alijado; Primeiro o futebol.