quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aniversário de 15 anos do Plano Real

O programa brasileiro de estabilização econômica é considerado o mais bem-sucedido de todos os planos lançados nos últimos anos para combater casos de inflação crônica. Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o Governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994. Fonte: Ministério da Fazenda

O Plano Real que completa quinze anos, trouxe consigo não só a estabilização da moeda, com o fim de uma inflação de 4% ao dia, como também avanços na área social, aumentando a renda do trabalhador e diminuindo as diferenças de renda e diferenças sociais.

Este plano, implantado em 1994 no governo Itamar Franco, teve forte resistência do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva.

Hoje, estabilizado, o plano continua sendo seguido pelo governo Lula, e graças a esta continuidade é possível se continuar diminuindo as diferenças sociais. O sucesso econômico continua apesar do governo Lula.

Um comentário:

"Política sem medo" disse...

Exatamente, apesar do governo lula. Afinal de contas o Brasil continua de pe, apesar do governo lula que tudo fez e continua fazendo para derruba-lo.Penso que esse povo sofrido nao continuara votando nesse crapula. Seria muito ruim. Votar nele ou nos seus escolhidos e pessimo negocio. Continuaremos de pe? Ou ele conseguira escravisar-nos!
Ate quando?
So Deus sabe!