segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sobre Pesquisas Encomendadas

(Clésio Andrade - presidente da Confederação Nacional dos Transportes).
.
É recomendável a leitura do excelente trabalho de pesquisa sendo feito pelo Blog Coturno Noturno sobre a metodologia de pesquisa eleitoral sendo realizada no Brasil.
.
Quem trabalha ou já trabalhou com pesquisas, seja de que tipo for, sabe muito bem que as mesmas podem ser dirigidas ou não, dependendo da honestidade do pesquisador.
.
Por exemplo, pesquisas de salário que muitas empresas realizam. O resultado pode perfeitamente ser dirigido na escolha das empresas participantes. Daí o cuidado com o rigor com que estas pesquisas são fitas. Se você quer demonstrar que os salários de sua empresa estão baixos, escolha um mix de empresas paticipantes que sabidamente tem fama de pagar altos salários.
.
Já se você quer demonstrar que a sua empresa paga acima da média de mercado, escolha um mix de empresas que sabidamente pagam abaixo do mercado.
.
Se o resultado não for o esperado, elimine algumas empresas participantes e incira outras de forma a conseguir o que se espera.
.
Por este e por outros motivos é muito importante não só nestas esferas, mas em todas as esferas que se trabalhe com honestidade, transparência, ética e princípios morais.
.
E é assim em toda a pesquisa. Se não houver rigor, ética e honestidade, coisas desconhecidas para políticos como Clésio Andrade, envolvido com Marcos Valério e outros integrantes do mensalão, fica fácil obter o resultado que se quer.

Nenhum comentário: