sábado, 30 de maio de 2009

Do Blog Esculacho e Simpatia

Cópia do e-mail que enviei a cada um dos senadores por conta da CPI da Petrobrás. Aceitando a sugestão da Compulsão Diária, segue a listagem dos e-mails de todos eles para que os leitores que desejarem também lhes enviarem e-mails: http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_atual.asp?o=1&u=*&p=*

Excelentíssimo Senhores(as) Senadores(as),

Os senhores têm pela frente uma grande oportunidade de redimirem-se, pelo menos em parte, da péssima imagem que o Congresso tem diante da opinião dos cidadãos com algum senso crítico e que acompanham o noticiário político do país.

A CPI da Petrobrás confirmará de vez que o Parlamento é apenas um varal de egos conflitantes e coadjuvantes da má administração por que passa o Brasil ou de mostrar aos eleitores que ainda podemos ter alguma esperança em relação àqueles que foram eleitos para nos representarem e poucas vezes o fazem de fato.

Investigar as denúncias que se somam relacionadas aos erros administrativos, os desvios de conduta dos que a comandam, não é qualquer desserviço ao Brasil e nem demonstração de que deseja desacreditar a empresa como um todo, ao contrário do discurso do presidente Lula aos jornais, discurso esse irresponsável para enganar a opinião pública – para a qual ele também está se lixando enquanto pode manipulá-la , tornando os senadores da oposição irresponsáveis, revanchistas e interessados na privatização da Petrobrás. O presidente mente deliberadamente como fazia quando em campanha eleitoral.

A nós, público, é óbvio que vários senadores sequer sabem o que estão fazendo no Congresso além de defenderem salário, benesses e outros ganhos inconfessáveis, mas o presidente, que se esquece que foi eleito para presidir todo o país e não apenas o Brasil de seus correligionários, não pode insultar a inteligência dos brasileiros com suas declarações populistas e desinformantes. Prefiro acreditar que a maioria dos senhores tem bons propósitos e postura ilibada, mesmo lendo na imprensa os mais variados escândalos, desmandos e amoralidades advindos dessa casa de leis.

Não se deve usar o argumento dos riscos de quebradeira da Petrobrás e seu descrédito internacional se a CPI vier a comprovar improbidade administrativa de seus chefes. A bem da verdade, o descrédito no senhor Gabrielli e seus diretores já se instalou em todo o globo quando das primeiras denúncias estampadas nos jornais. Se as investigações forem sérias, responsáveis e profundas, como desejamos, do lado de fora do Senado, as desconfianças iniciais serão superadas e a confiança do “mercado” e dos investidores ressurgirá fortalecida. Do contrário, se forem investigações políticas, maquiadas, manipuladas e de má fé, seja de que lado for, o mascaramento dos fatos fará com que o investidor e os potenciais parceiros manter-se-ão na dúvida sobre os rumos dados aos seus investimentos e na licicitude das operações da empresa, causando, alongo prazo, um mal muito maior.

Os senhores senadores não devem esquecer-se que a Petrobrás é uma empresa de todo e cada um dos quase duzentos milhões de brasileiros e a eles deve respeito e contas; que pagamos impostos para que haja transparência e competência no gerenciamento da coisa pública; que os bens públicos têm vida mais longa que a dos cidadãos, que devem ser repassados com ganhos e não prejuízos para as gerações futuras; que os senhores são nossos representantes legais e nos devem a execução de serviços como gostaríamos que fossem prestados, com respeito, lisura e transparência; que os senhores são nossos empregados, de todos brasileiros, e nos devem respeito e lealdade; que manter a desonestidade na administração de uma empresa pública, se vier a se comprovar, é mandar para os bolsos de particulares o que cabe a todo o público; que a Petrobrás é uma empresa admirada em todo o mundo e não pode ser rebaixada a palanque de políticos situacionistas ou oposicionistas; que vícios de desonestidade no trato dos bens públicos hão de acabar ou seremos eternamente uma piada internacional e exemplo maior de país desregrado, corrupto e venal.

Os senhores podem bater no peito com orgulho, cabeça erguida e receber os aplausos da nação por um trabalho bem feito, ou podem entrar para a história pela porta dos fundos que cabe aos incompetentes e negociáveis homens públicos. Àqueles que estão apoiando a CPI apenas para regatearem cargos, verbas, favores, obras ou vantagens pessoais enquanto chantageiam o governo, já contam com a repulsa dos cidadãos e terão seus nomes amplamente divulgados pela imprensa. Sabemos que isso pouco lhes importa, não é só o famoso deputado e o presidente que “se lixam” para a opinião pública, todos sabemos, mas teimo em manter a esperança de que algo mude na política partidária nacional.

Esta carta está sendo enviada a cada um dos senhores e será divulgada na internet na esperança que outros brasileiros se animem a acompanhar os trabalhos da CPI e separem os bons dos maus senadores. Os senhores mesmos nos dirão quem é quem. Pensem nas caras dos cidadãos que os elegeram quando forem tomar suas decisões porque estaremos de olho nos senhores.

Respeitosamente,

©Marcos Pontes

Marcos Pontes está de parabéns pela iniciativa. Também vou enviar um texto a todos os senadores e deputados.

Se todos nós que nos preocupamos com o rumo das coisas no Brasil pelo menos enviássemos emails a nossos representantes frequentemente, quem sabe as coisas começariam a mudar?

Além de enviar aos parlamentares deveríamos também enviar cópias as redações de jornais e revistas.

Mais uma vez parabéns pela iniciativa Marcos Pontes

8 comentários:

Joel Neto disse...

Diferente dos demais institutos de pesquisa a analise dos números do IBOP (instituto briguilino de opinião publica), cheguei a conclusão que Marta Suplicy tem condições sim de vencer logo no primeiro turno, a disputa com Geraldinho.

Para isto acontecer é preciso o engajamento de Lula, Dilma e Ciro (chapa 2010)

Se isso vai acontecer?... Aí são outros 500.

Este texto acima foi o máximo que encontrei que possa dizer que "previ" a vitoria de Marta no 1º turno. Porém tem quem continue afirmando que fiz esta "previsão". Cada leitor tire suas conclussões. Eu acho que tem algum seguidor de Goeblls por aqui.

Aura Sacra Fames disse...

Se todos se engajassem a sociedade atual seria, no minímo, diferente, iniciativas como essa devem ser parabenizadas, pena que a mídia não abre espaço para essas manifestações a não ser quando convém como ocorreu com o "Fora Collor". O que nos resta como você afirmou é utilizar os artifícios que estãos disponíveis.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com
Por uma sociedade melhor!

Mauro Sérgio Farias disse...

Parceiro, se você faz oposição e procura alternativas a esse governo sacripanta, pelego e vendilhão da pátria, tô contigo.

Agora, se a sua alternativa passa pela canalha tucano-pefelista ou pelos viúvos de 64, como o Bolsonaro, pode esquecer.

Existe vida além do governo Lula. Mas só se for saindo pela esquerda. Até porque, se tem uma coisa que o Lula não faz é ser de esquerda.

Abraços e boa sorte.

Marcos Pontes disse...

Obrigado pela referência, La Guardia. Espero que teus leitores e os meus comecem a perturbar essa corja de vez em quando. Quase sempre estou enviando e-mail a um ou outro e, às vezes, como agora, para todos. Eles, os parlamentares, têm a obrigação de nos ouvirem já que deveriam nos representar.

Canteiro Pessoal disse...

Hum... que espaço cheio de conteúdo rico, muita informação. Adorei tudo por aqui !

Voltarei !

Priscila Cáliga

Anônimo disse...

Se a gente tentar uma mobilização tipo "fora Lula", é provável reunir umas quinze pessoas (escondidas, com vergonha dos parentes). Essa é a diferença de um "Fora Collor".

Comunidade Missionária Kerigma disse...

Muito boa sua iniciativa .

Deus te abençoi.

Laguardia disse...

Quinze pessoas já é mais do que os 12 com que o Cristianismo começou.

Pelo menos serão 15 patriotas, contra milhões de alienados e um punhado de entreguistas petistas.