quinta-feira, 14 de maio de 2009

Marolinha de Lula

Duas notícias sobre a " marolinha " do Lula:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quinta-feira que a economia pode ficar estagnada neste ano e que, no melhor dos cenários, espera um crescimento de 2%.

Mantega, no entanto, enfatizou que não espera retração do PIB (Produto Interno Bruto). "Eu continuo com a minha projeção de que nós deveremos ter um crescimento positivo este ano, ao contrário da maioria dos países, que ficará entre 0% e 2%", disse.

O risco de demissão volta a assombrar operários do setor de mineração em Minas Gerais. A Vale do Rio Doce, maior empregadora do setor no Estado, já anunciou que não renovará o acordo que vence no próximo dia 31 e prevê licença remunerada correspondente a 50% do salário em troca de estabilidade no emprego. Embora a direção da empresa garanta que não vai ocorrer demissão em massa a partir de junho, os trabalhadores estão apreensivos.

"Para manter os empregos, a saída é renovar o acordo, caso contrário certamente teremos demissões", declarou o presidente do sindicato de Mariana, José Horta Mafra Costa. O sindicalista tem reunião marcada para quinta-feira com dirigentes da Vale. Outros dois sindicatos, de Brumadinho e de Belo Horizonte, já foram informados pela empresa, nesta semana, de que o acordo não será renovado. De acordo com os números dos sindicatos, 2,1 mil funcionários foram beneficiados pelo acordo de licença remunerada em Minas. A Vale, no entanto, informa que foram apenas 1,3 mil em todo o país.

Infelizmente por mais que Lula diga que não, a crise está batendo as nossas portas. Para muitos trabalhadores ela já chegou e chegou forte. E que faz o governo?

Em vez de admitir o problema econômico que estamos enfrentando, mente ao dizer que tudo vai bem, que devemos continuar comprando e gastando.

O que dizer agora a um trabalhador que seguiu o conselho do Presidente, se endividou comprando presentes de Natal, etc. e agora se encontra desempregado?

Esta realmente é mais uma medida irresponsável de um presidente irresponsável que quer se manter no poder custe o que custar.

5 comentários:

Eduardo Fontenele disse...

Caro Laguardia,
Obrigado pelo comentário em meu blog e parabenizo pela ideia criativa de sua página, principalmente a veia crítica ao modelo de sociedade no qual vivemos. Fico feliz pelo seu interesse no empreendedorismo e espero contribuir cada vez mais no blog. A meu ver, parte do atraso em promover o empreendedorismo no Brasil se deve as características culturais de nossa sociedade, diferentemente da cultura anglo-saxônica, que foi moldada em cima do respeito ao trabalho, a ética, aos direitos de propriedade e ao incentivo as pequenos empresários.
Um forte abraço.
Eduardo

Frodo Balseiro disse...

O Ministro Mantega, "Mr. Butter" não pode ser levado a sério. Age como animador de auditório, promotor de vendas, marqueteiro.
Nenhuma, friso, nenhuma de suas previsões anteriores se verificou.
Mr. Butter foi quem deu os dados que permitiram que o governo do PT, dissesse que a crise era marolinha, gripe fraca, que o país estava descolado do resto do mundo, e pouco iria sofrer.
Sem falar na aprovação da "inovação contábil" da Petrobrás, que sonegou mais de 4 bilhões de reais!
Esse cara é uma lástima.

Conservatives disse...

Acho que nos consideram otários demais, admitir q a economia vai ficar estagnada este ano??!! Ele só pode estar de brincadeira, a economia tem ficado estagnada, quando não andando p trás, desde que o nosso "querido" Lula assumiu o governo!

O Mascate disse...

A marolinha é uma ressaca que o DESgoverno segurou à base de baixa de impostos e crédito fácil com juros menos extorsivos.
Mas se ele sabem que assim a economia funciona porquie não mantém essa política sempre fazendo o país avançar e gerar empregos e riquezas.
Mas...e os empregados demitidos da Embraer, aqueles, que o Batráquio subiu até em palanque para defender, já conseguiram novos empregos?
Este país é um circo e os seus mandatários os palhaços, só que nós é quem pagamos os ingressos.

Abraço.

Anônimo disse...

Amigo: Sabes que estás com a razão. A sua visão é correta. Que bom seria, haver outros com o mesmo pensamento.