quinta-feira, 7 de maio de 2009

Idéias para Ação

Fico me perguntado o que fazer para que possamos ter uma ação mais efetiva no combate a falta de ética, falta de honestidade e de caráter de nossos governantes.

Já falamos em panfletagem, em anúncios pagos em jornais, ações que envolvem custos e trabalho na preparação de folhetos etc.

Há uma outra coisa que pode e deve ser feita por cada um de nós, também trabalhosa e desgastante, mas que não envolve custos.

É a prática de nossa cidadania.

Tenho visto alguma pessoas falando em abstenção do voto, em voto nulo, voto em branco, que nenhum dos políticos que está aí merece nosso voto.

No entanto, de acordo com a nossa legislação eleitoral, se 90% dos eleitores se abstiverem de votar, ou votar nulo ou em branco, os 10% restantes elegem quem eles bem entenderem. Nada melhor para uma esquerda com forte militância do que a abstenção das pessoas de bem.

O que é necessário é a formação da militância das pessoas de bem. Precisamos exercer plenamente nossa cidadania, sair de nosso marasmo, de nosso conformismo, de nossa apatia.

Mas como?

Participando dos movimentos sociais de nossa comunidade. Falar nas reuniões da Associações comunitária, participando ativamente das reuniões, manifestando nossa indignação e revolta com o que vem ocorrendo em nosso país.

Participando dos clubes de serviço, tipo Rotary, Lions, etc, fazendo a mesma coisa, falando, expondo nossos pontos de vista, desmentindo as mentiras que ouvimos de nossos governantes.

Fazendo o mesmo nas reuniões de pais nas escolas de nossos filhos.

Nas nossas salas de aula, em conversa com nossos colegas de escola, colegas de trabalho, etc.

Participando ativamente dos sindicatos de classe, falando, nos indignando, nos revoltando. Em resumo, incomodando mesmo.

Podemos pensar em inúmeros locais e ocasiões em que nos reunimos em comunidade para exercer nossa cidadania.

Vai dar muito trabalho. Vai exigir de nós muita coragem e determinação. Vamos sofrer perseguições, xingamentos, ameaças e tudo que se pode imaginar dos que querem impor ao Brasil uma ditadura imoral.

Mas na minha opinião este é um preço baixo em comparação com os benefícios de fazer do Brasil um país que trata dom dignidade e respeito os seus filhos. Onde os representantes do povo se lixem sim pela opinião pública.

Nada substitui a prática da nossa cidadania. Não é nos escondendo como o avestruz que vamos ganhar esta guerra.

4 comentários:

O Mascate disse...

Meu caro Laguardia.
respeito sua opinião no caso dos votos, mas, de minha parte quando prego a abstenção ao voto não é pensando em um outro pleito, e sim como desobediência civil.
Os esquerdopatas irão votar em quem o psrtido mandar independente de nós votarmos ou não. Nas eleições quem não é de esquerda já sai em desvantagem pela organização da Ptralhada.
Abster-se de votar é uma forma de mostrar que o povo está de saco cheio dessa corja.
Não dá para manipular resultados e deixa de eleger muitos safados.

Laguardia disse...

Respeito sua opinião também, mas acho que nada melhor que nossa militância participando em tudo que for possível e manifestando nossa indignação.

Marllon Alves disse...

Laguardia,concordo plenamente com você!!Se essses governantes corruptos estão no poder,é por que nós ou parte da população o colocaram lá e se eles agem fora da ética é por que damos confiança.Vamos sair do conformismo.

Participar da política não é uma opção e nem tão pouco vaidade,é uma necessidade.Pois aqueles que nos governam,querendo ou não,influencia a nossa vida.

S. HAWKING disse...

Prezado editor: gostei muito das observações e soluções propostas. Torço que medidas comos estas, bem pensadas e amadurecidas, possam corrigir o estado inacreditável ao qual chegamos. Temo porém que não seja mais possível alcançarmos resultados com essas medidas. Para funcionar este programa deveríamos ter uma população educada e instruída.Temos de admitir que não temos, a educação deixa muito a desejar. Acho que necessitamos de uma medida mais forte, dentro da Constituição. A própria e depauperada Constituição Brasileira prevê em algumas situações que um dos Poderes requisite as forças armadas para a volta à Democracia. Bem, aqui já temos um problema: qual Poder teria moral para tal? É só olhar rápidamente para a "folha corrida" dos Tamer, Lula, e Gilmares . Acredito que eles sejam a fonte original da corrupção e anarquia em que vivemos, caso as chamassem seriam os primeiros defenestrados. Por outro lado o MST se agiganta, entrando no Congresso, tomando propriedades privadas, endoutrinando os jovens em antigas e desgastadas cartilhas de Tche Guevara. O lula se desmancha como um capacho podre debaixo dos pés desagradáveis do chávez, grande destruidor da democracia venezuelana. O nosso "sinistro" da justiça é fã declarado de Stálin. Não sei não Laguardia, acho que caminhamos para um cenário perigoso. Em um cenário podre já vivemos...