quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estatuto da (des) Igualdade Racial


Assisti na televisão hoje o triste espetáculo na comissão do congresso que estuda o Estatuto da Igualdade Racial.

Vendo o que está sendo proposto no Estatudo, fica patente que o Brasil deixa de ser um país multiracial, sem discriminação para passar a ser um país do apartait como na antiga África do Sul.

Como fica impossível definir por exames médicos a raça de cada indivíduo (Hitler tentou, a Africa do Sul também sem sucesso) as pessoas se classificarão como sendo afro-descendentes ou seja lá o que for para se beneficiar das cotas a serem implantadas.

Minha sugestão é, que caso seja aprovado este disparate, todos os louros de olhos azuis se declarem Afrodescendentes

Justifico o meu caso: Sou neto de italiano por parte de mãe. No entanto minha avó materna é descendente de portugueses e na história da familia conta-se que alguem no passado se casou com uma índia e um outro com um afrodescendente.

Da parte de pai, sou descendente de alemães, daí os cabelos louros e olhos azuis.
Portanto, não posso especificar se sou raça pura ou não, acho que na verdade não tenho pedigree, sou mais para vira-lata.

Tenho um conhecido que é descendente de sul africanos brancos. Como seus avós vieram da África do Sul, que por coincidência fica na África, ele, apesar de ser louro e de olhos azuis, é afro-descendente.

Me lembro que um determinado rei, se não me engano, na Escandinávia, quando teve seu país invadido por tropas de Hitles, passou a usar a estrela de David em sua indumentária depois que os nazistas obrigaram a todos os judeus a usarem esta estrela amarela com a palavra judeu.

Caso passe este estatuto, esta deveria ser a atitude de todo o brasileiro. Vamos nos declarar todos afro-descendentes. Afinal de contas, se procurarmos bem, todos nós temos um pouco do sangue deste povo que veio da África e junto com degredados e outros imigrantes da Europa e Ásia ajudaram a construir o Brasil.

6 comentários:

Denise disse...

Falta solidariedade e solicitude?

gostei de estar por aqui

afagos

PoPa disse...

Vamos precisar de carteiras com dna, no futuro...

Joel Neto disse...

Muito boa a sugestão Laguardia.
Mas, se há uma coisa que me tira do sério é este tal de "estatuto da igualdade racial". Uma aberração destas so pode partir de pessoas com complexo de inferioridade (apesar de socialmente e financeiramente fazer parte da elite do país).
Como ser humano sinto pena dessas pessoas mas, como cidadão sou adversário ferrenho desta proposta absurda, idiota, imbecil e imoral.

Jurema Cappelletti disse...

Laguardia, como esse assunto é altamente irritante, não consigo deixar de comentar no blog. Vou aproveitar para indicar o que escreveu sobre o assunto.

Um abração, Ju

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem Laguardia?

Recebi por e-mail e estou repassando:

ORAÇÃO DO LULA
Oremos:

SENHOR,
fazei de mim o instrumento
do golpe na Constituição
para garantir mais uma reeleição...

onde houver mutreta...que eu mostre a maleta;
onde houver gorjeta...que seja minha teta...
que eu tenha dor na munheca de tanto encher a cueca;
em cada licitação...que alguém molhe a minha mão
e que no meu endereço... vença o meu preço;

onde houver crachá... que não falte o jabá...
onde houver ócio....que eu feche o negócio;
onde houver propina, que reservem o da vila campesina
mas sem esquecer do MST, das ONGs e do PT...

onde houver colarinho branco....
que dobre o lucro do banco;
onde houver esquema...cuidado com o telefonema;
e quando tocar o sino...chamem o Genoíno;
se mexerem no meu...que venha o Zé Dirceu
e, se a proposta for chula, lembrai do custo do Lula.

Ó Mestre,
que eu tenha poder para corromper e ser corrompido...
porque é sonegando que se é promovido
e mentindo que se vai subindo...
pois enquanto o povo sofre com imposto e inflação,
o índio passa o facão, o sem terra faz a invasão,
a base aliada entra na negociação
e a gente mete a mão...

E que a pizza seja feita pela vossa vontade
enquanto a grana da publicidade
levar o povo a aceitar nossa desonestidade
como se fosse genialidade...

AMÉM !

Liberdade não é agir desta ou daquela forma, liberdade é o equilíbrio entre o pensamento e a conduta/Flávio Gikovate

Um abraço!!!

CESAR CRUZ disse...

Laguardia, amigo,

cada vez me espanto mais com a estupidez humana. Aprovar tais leis será como decretar oficialmente o preconceito do Estado. Uma vergonha sem precedentes. Acabará, então, a meritocracia no ensino público. Correremos o risco de ter um médico, por exemplo, menos capaz, que só conseguiu chegar lá por ser de certa "raça"... Aliás, como eu gosto de dizer, só há uma raça na minha opinião: a raça humana.

Fico pensando: o que será da Michele, minha filhinha de 1 aninho, num país de energúmenos como este? Vou dar a ela o melhor estudo que conseguir, caprichar na educação doméstica e no ensino dos valores corretos, e rogar muito a Deus que a ajude!
Ah, a Michele, por sinal, é negra.

Abraços a você
Cesar Cruz