quarta-feira, 27 de maio de 2009

Porque o Socialismo Fracassa

É muito comum ouvirmos que o socialismo é um sistema justo porque todos são iguais e ninguém tem mais do que o outro, e que o socialismo acaba com as diferenças sociais.

Transcrevo a seguir uma história que ouvi certa vez de uma experiência socialista realizada em uma universidade.

Um renomado professor de economia da Universidade Texas Tech contou que nunca havia reprovado nenhum de seus alunos, mas que em uma ocasião reprovou uma classe inteira.

Conta que os alunos desta classe insistiam que o socialismo funcionava bem e que neste regime não existiam nem pobres nem ricos, mas uma total igualdade entre todos.

O professor então propôs a seus alunos a realização de uma experiência sobre o socialismo em sala de aula.

As notas dos alunos a partir daquela data seriam a média das notas de todos distribuídas por igual. Todos os alunos receberiam a mesma nota.

Depois da primeira prova, as notas foram somadas e achou-se a média aritmética de forma que todos os alunos tiveram como nota um B.

Os alunos que se prepararam bem para a prova ficaram decepcionados, e os alunos que não estudaram tanto ficaram satisfeitos.

No entanto quando prestaram a segunda prova, os alunos que estudaram pouco, estudaram menos ainda e os que haviam estudado muito para a primeira prova decidiram se esforçar um pouco menos, já que certamente não iriam conseguir tirar a nota máxima, A, e estudaram menos.

A média das notas da segunda prova foi D para todos os alunos.

Ninguém ficou contente.

Quando ocorreu a terceira prova, toda a classe ficou com um F, sendo todos perderam média.

As notas nunca melhoraram.

Os estudantes começaram a discutir entre si culpando-se uns aos outro pelas notas baixas que estavam recebendo, chegando a insultos e ressentimentos mútuos, já que nenhum deles estava disposto a estudar mais para beneficiar o outro que não se esforçava.

Para surpresa geral todos foram reprovados e perderam o ano.

O professor então lhes perguntou se agora compreendiam a razão do grande fracasso do socialismo.

É muito simples. O fato se deve a que o ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço.

Mas quando o governo é quem fica com este incentivo, ninguém vai fazer o sacrifício necessário para chegar a excelência.

Finalmente o fracasso será geral.

Na prática temos visto isto acontecer com os países socialistas. Cuba sobreviveu e ainda sobrevive 50 anos, em princípio com o auxílio financeiro da União Soviética e agora com o da Venezuela.

A Coréia do Norte quer trocar seu programa nuclear por comida, pois o povo morre de fome. Até hoje aquele país recebe gêneros alimentícios da China e da Rússia para que a população sobreviva.

Enquanto isto, sua irmã, a capitalista Coréia do Sul é um dos países mais ricos do mundo.

Por que será que nossos g6enios socialistas do PT e de outros partidos de esquerda se recusam a encarar a realidade? Já está provado que o socialismo é um fracasso total.

7 comentários:

Marcos Pontes disse...

Interessantíssima e merecida experiência.
Uma amiga PTlóide acaba de voltar de Cuba, maravilhada com a igualdade entre todos. Aí lhe perguntei qual a vantagem de serem iguais na miséria e se os caciques do Partido também viviam nessa igualdade. Não houve argumentação contrária, o que me faz acreditar que perdi uma amiga.
O homem é capitalista desde que obteve seu primeiro tacape ou plantou seu primeiro pé de mandioca. Ali estava uma coisa sua e ninguém teria direito de se apossar, no máximo trocaria. A posse e a individualida são tão naturais quanto a necessidade de respirar.

Artur disse...

O senhor esteve no meu blog comentando o meu último post sobre o evento
anual das mulheres que a minha igreja promove. Achei interessante o seu comentário visto que poucas pessoas expoe suas opiniões e se colocam de maneira clara. Porém não posso deixar de comentar algo que notei na sua escrita. Quando escrevemos, ou melhor, digitamos, enfim, dizemos muito em poucas palavras. Da maneira com que o senhor se colocou eu pude ver que há em seu coração uma profunda indignação com os nossos governantes. Ainda há no senhor uma remota esperança de que algo pode ser mudando, que o nosso país ainda tem jeito. Amém, também creio que podemos sim, mudar o nosso país. Mas devemos ter cuidado quanto a maneira de difundir opiniões como murmuração. Como se pudessemos fazer 100% melhor do que o nosso presidente ou o nosso governador, por exemplo. A sua intensão de criar um blog falando de injustiça social é legal, mas essa idéia precisa ser trabalhada para não passar para as pessoas uma imagem ainda pior do que já vemos do Brasil. A mídia explora muito o lado negativo da nossa política, e como você mesmo disse :"Não podemos sair do mundo, mas não podemos ser contaminados por ele." Esse "ser contaminado" está incluso no pacote todos os programas de tv que falam mal dos nossos políticos, que insentivam o povo a desacreditar no ser humano. Eu sinceramente acho que não faria melhor do que nenhum deles. Talvez num futuro próximo, estudando sobre como administrar um país, ou me aprofundando ainda mais na política, eu saberia lhe dar com alguma coisa. No presente momento oro para que Deus coloque pessoas capacitadas e que não se contaminem com o sistema que impera no Brasil. Eu sei da sujeira que move o Brasil, sei das falcatruas, mas também sei que existe um Deus que pode mudar essa situação. Simplesmente ore pelo Brasil, e exercite a sua fé para contagiar pessoas. Um Brasil convertido - um Brasil mudado.
Como cristão, use este espaço para pregar o evangélio e não apenas falar de um mal que atinge a humanidade. Corrupção, miséria, desamor, acontece no mundo inteiro, mas isso todo mundo já sabe.
Eu costumo dizer sempre que tenho um problema, que o mais importante é a solução do problema e não o problema em si. A solução para TODOS os PROBLEMAS é JESUS. O mundo precisa Dele, imagina se o maior nº de pessoas do Brasil conhecerem e receberem a Jesus no seu coração. Haverá assim uma mudança? Depois me responda. Gostei muito de receber o seu comentário. É sempre bom conversar com pessoas inteligentes! Um abraço!

Artur disse...

Sobre o seu post.
Uma vez ouvi uma frase que me impactou. A frase era:
"A pior injustiça é a igualdade".
Se parar para pensar é uma grande verdade, pois a igualdade
não é de Deus, porque Deus é susto!
Nem preciso citar exemplos, o texto já diz tudo!
A igualdade é uma ambiguidade, chega ser um paradoxo, mas
precisa ser bem interpretada.

Pan disse...

ois é ...
Eu até adoraria viver num socialismo que fosse igual às mordomias "Delles" Porque socialismo pra deixar o povo miserável quem quer?Só acreditaria num socialismo se partisse do principio que todos seriam comparados aos mais ricos e não aos mais miseráveis...Infelizmente o fim dessa história nós já vimos acontecer em outros paises e sabemos pra onde está encaminhando o nosso...
Abçs

Direita Bem Informada disse...

É preciso ver a diferença entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, e você verá insignificância do Socialismo, e a importancia do capitalismo.

Marllon Alves disse...

Confesso que fiquei um pouco...decepcionado com isso,logo eu que em um futuro muito breve pretendia fazer cursos de Marxismo...Mas mesmo o socialismo podendo ser um sistema ineficaz,não podemos deixar a população na miséria e o serviço público uma bosta.Uma vez,eu conversando com uns amigos meus,disse que não tem como a pessoa ser 100% socialista ou 100% capitalista.Disse que a solução seria encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois sistemas,mas como vamos chegar a isso?

Celso disse...

Perfeito o exemplo!
Costumo dizer que se conseguíssemos dividir toda a riqueza do mundo, igualmente, entre todos os habitantes do Planeta...
Seis meses depois teríamos uma imensa quantidade de acomodados miseráveis...
assim como muitas pessoas prósperas, lutadoras e buscando a melhoria da sua vida.
E tentando melhorar a vida... dos acomodados miseráveis!

Em relação a um comentário anterior, gostaria de afirmar o seguinte:
Eu, talvez, não fizesse melhor que "os que ai estão", mas certamente faria COM DIGNIDADE, HONESTIDADE E DECÊNCIA!

Além disso, HÁ MUITOS QUE FARIAM MELHOR "DOS QUE AI ESTÃO"!
"Os que ai estão"... fazem apenas aproveitar os benefícios deixados pelo governo FHC, conseguidos com muito trabalho e inteligência, APESAR DA LUTA CONTRÁRIA "DOS QUE AI ESTÃO".
"Quem não tem competência... não deve se estabelecer"!

E se fossemos contar apenas com a competência "dos que ai estão"...
Concordo:
Só mesmo com a ajuda de DEUS!"

Mas Deus não resolve...
Ele te oferece a oportunidade de resolver!
Muitos utilizam a palavra de Deus para "sacanear" os fiéis e os não fiéis (também filhos de Deus), impondo candidatos ao seu rebanho, para constatarmos, depois, o envolvimento dos "ungidos" em uma quantidade infindável e inesgotável de "maracutaias"

Que fique claro:
"A Cesar o que é de Cesar e a Deus, o que é de Deus"